Fonte da imagem: Pplware
A Xiaomi, multinacional chinesa do setor da tecnologia e fabrico de produtos eletrónicos, é conhecida por ser pioneira na inovação e pela sua aposta em novas áreas, ainda que muitas das vezes não coloque todas as suas propostas no mercado global.
Numa apresentação que decorreu no dia 11 de agosto, a tecnológica chinesa revelou algo que poderá ser marcante para o nosso futuro e que muito certamente terá um grande impacto na economia global.
Na passada quinta-feira, foi revelado, então, o CyberOne – o robô humanoide da Xiaomi, que dizem conseguir sentir emoções.
Seguindo a linha de acontecimentos anteriores, no evento da Xiaomi reuniram-se, no mesmo palco, diversas novidades de áreas que, inclusive, se encontram em extremos da tecnologia.
No entanto, de todas elas, o maior destaque foi, claramente, para o CyberOne, muito em parte por aquilo que poderá representar para o futuro.
Este trata-se do primeiro robô humanoide da Xiaomi, mas mostra possuir um conjunto de características muito interessantes. A marca revelou que este pesa 52 quilos e que possui 1,77 metros de altura. A sua capacidade de locomoção atinge um máximo de 3,6 km/h.
Por detrás da capacidade locomotiva do CyberOne da Xiaomi está um módulo de articulação mecânica com torque máximo de 300 Nm.
Um aspeto interessante trata-se do facto de ele ter 21 pontos sobre os quais se pode movimentar de forma livre, tal como foi mostrado na apresentação, tendo capacidade para agachar-se e movimentar os braços.
De acordo com Lei Jun, CEO da Xiaomi, o CyberOne conta com um sistema chamado My Sense que permite detetar emoções (alegria, tristeza, entre outras) e que lhe possibilita uma visão espacial. Na cabeça do robô encontra-se um ecrã OLED cujas cores mudam de acordo com o contexto da situação.
Algo que poderá ser um obstáculo para a chegada do CyberOne ao mercado global poderá ser mesmo o seu preço. Apesar de não haver nenhuma estimativa de datas (ou até mesmo de anos) para o seu lançamento, já ficaram claras algumas das limitações.
A maior delas está no valor de produção, que se situa entre os 86 mil e os 100 mil euros, pelo que, por agora, este robô ficará limitado à Xiaomi.
Desta forma, fica reforçada mais uma categoria de produtos da Xiaomi, que já tinha presente o CyberDog – uma espécie de cão robô.
Mais interessante ainda foi ver que ”conseguiu bater” a Tesla, ao apresentar a sua proposta antes mesmo que esta tivesse revelado a do seu Optimus – já anunciado e que também deverá surgir muito em breve.
Sérgio Garcez, 20 anos, natural de Viana do Castelo. Atualmente frequenta o 3.º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Dado o seu interesse pela área financeira e o seu gosto pela escrita, ingressou na MeuCapital em março de 2022, com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal.