CTT apresentam primeiro cripto selo português em formato físico e NFT

Fonte da imagem: Observador

Os CTT lançaram na passada terça-feira, dia 28 de fevereiro de 2023 o primeiro cripto selo português, o qual será emitido em formato físico e em NFT e ostentará um conjunto de benefícios exclusivos para colecionadores. O lançamento do primeiro cripto selo português teve lugar sob o tema “Navegando à descoberta do futuro”.

Operadores postais mais ativos no desenvolvimento de novos produtos

Em comunicado, os Correios de Portugal, consideram que o lançamento do primeiro cripto selo português, constitui um elemento que permite incrementar o papel dos CTT como um dos operadores postais mais ativos no que respeita ao desenvolvimento de novos produtos e serviços em todos os segmentos da empresa.

Parceria com a startup estoniana StampsDaq

O desenvolvimento deste cripto selo por parte dos CTT foi realizado em parceria com a startup estoniana StampsDaq, a qual dedica a sua atividade produtiva à cooperação com diversos operadores postais de todo o mundo.

Vanguarda da filatelia

O diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira considera que ao longo dos seus 170 anos de existência, os CTT têm mantido uma reputação imaculada no que respeita à emissão oficial de selos, apresentando-se na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e da inovação artística nesta área. Alguns dos marcos principais dos CTT no que respeita à emissão oficial de selos são: primeiros no mundo a emitir um selo em cortiça; primeiros a produzir selos em tecido de seda; primeiros a incluir LED’s remotamente ativados nos selos; e, por fim, os primeiros a inserir num bloco filatélico uma folha de grafeno.

Questionado sobre a escolha da StampsDaq como parceiro no desenvolvimento deste selo digital, Raul Moreira, diretor de Filatelia dos CTT, afirma que esta aconteceu porque ambos partilham uma visão similar no que respeita ao futuro da filatelia.

Marco importante para a StampsDaq

O CEO da StampsDaq, Andrii Shapovalov, considera que a parceria com os CTT constitui um marco importante para a sua empresa, representando para esta uma validação do seu modelo de negócio por um dos mais importantes operadores postais a nível europeu.

40 mil exemplares

O cripto selo denominado de “Caravela” irá contar com uma emissão total de 40 mil exemplares com um valor facial de 9,90 euros. A emissão deste selo será repartida da seguinte forma: 30 mil exemplares em formato físico e 10 mil exemplares em NFT, os quais estarão disponíveis na plataforma da StampsDaq.

O que fazer quando adquire o selo em formato físico?

Os CTT salientam que aquando da compra do selo em formato físico, o qual se encontra à venda quer em lojas físicas, quer online, o comprador recebe um cartão com o selo físico juntamente com um código numérico de 10 dígitos. O referido código deverá por sua vez ser inserido na plataforma StampsDaq para assim possibilitar o acesso digital ao selo NFT correspondente.

O selo NFT, de formato digital, irá ostentar níveis de raridade diversificados, os quais se dividem em quatro categorias: comum, com 35 mil exemplares; raros, os quais irão contar com 4.900 exemplares; super raros, com 99 exemplares; único, a qual contará somente com um exemplar. 

Aquando da aquisição em formato físico, apenas existe o selo comum, contudo quando o comprador realiza o resgate do NFT associado, irá receber um selo digital com um de quatro níveis de raridade disponíveis.

Selo digital

O selo digital ficará disponível na carteira cripto, a qual armazena e permite a consulta do mesmo a qualquer altura, sendo possível o pagamento do mesmo com Matic, a criptomoeda da rede Polygon ou através de cartão de crédito.

Estratégia de longo prazo da empresa

A aposta dos CTT na inovação da filatelia encontra-se inserida na estratégia de longo prazo da empresa, a qual estabelece uma maior exploração e consequente integração de novas experiências filatélicas, incrementando a esfera do colecionismo ao papel corriqueiro do selo.

Se queres investir em criptomoedas e a segurança é uma prioridade para ti, sabe mais aqui.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img