fbpx

Crise no Sistema Energético em todo o mundo

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O sistema energético encontra-se em crise em todo o mundo, dado que o preço do petróleo, gás natural e carvão subiu significativamente nos últimos meses. 

Na ultima semana, os mercados europeus verificaram novos máximos no preço do gás natural, devido a uma grande procura, particularmente pela Ásia, mas também a uma queda da produção interna no mercado do gás. 

Nos Estados Unidos os preços do gás natural subiram mais de 150 por cento no período de um ano. Os preços do petróleo e da gasolina são igualmente altos, e segundo os analistas da Goldman Sachs ($GS) prevê-se um aumento potencial, em cerca de 10 dólares, do preço do petróleo antes do final do ano.

Deste modo  o Presidente Biden tem apelado aos parceiros internacionais, incluindo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), para  aumentarem o abastecimento, simultaneamente pressionando o Congresso a abordar a questão relativa às alterações climáticas, afastando o país dos combustíveis fósseis e direcionando-o para as energias renováveis.

A preocupação com a queda dos preços por parte das companhias petrolíferas e de gás e da OPEP é uma das grandes razões pela baixa produção de petróleo e gás.

Segundo os executivos do petróleo, embora os preços pareçam elevados, não há garantias de que assim se mantenham, principalmente pelo risco de enfraquecimento da economia global, pois o número de casos de coronavírus começa a verificar novos aumentos.  

Outra razão para o recuo da produção é o facto dos Bancos e os investidores de Wall Street estarem reticentes em investir mais dinheiro no negócio do petróleo e gás.  Segundo a empresa de investigação Dealogic, o fluxo de capital de Wall Street abrandou fortemente após uma década em que os investidores investiram mais de 1,4 mil milhões de dólares em produtores de petróleo e gás norte-americanos através de emissões de ações e obrigações e empréstimos.

Esta diminuição deveu-se não só ao facto dos Bancos e investidores terem perdido dinheiro nos ciclos de expansão e contração que marcaram o setor na última década, mas também  ao crescente interesse dos investidores nas energias renováveis. As maiores empresas de investimento exigem às empresas a redução das emissões nas suas operações e produtos, o que é muito mais difícil para as empresas petrolíferas e de gás do que para as empresas tecnológicas ou para outras empresas do setor dos serviços.

De acordo com a RBC Capital, os fundos de ações centrados em investimentos como a energia eólica e solar geram 1,3 mil milhões de dólares em ativos, um aumento de 40% este ano.

Autora: Maria Resendes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 60,929.00
$ 60,929.00
3.86%
ethereumEthereum
$ 4,164.06
$ 4,164.06
1.68%
binance-coinBinance Coin
$ 480.20
$ 480.20
1.55%
xrpXRP
$ 1.11
$ 1.11
1.36%
cardanoCardano
$ 2.15
$ 2.15
0.3%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img