Credit Suisse apresenta prejuízos de 7,4 mil milhões de euros em 2022

O banco Credit Suisse, anunciou prejuízos na ordem dos 7,4 mil milhões de euros em 2022. De salientar que este prejuízo constituiu o maior desde a crise financeira de 2008, quando o Credit Suisse alcançou prejuízos de 8,1 mil milhões de euros.

Retiradas de capital na ordem dos 112 mil milhões de euros

Num comunicado enviado à imprensa, o Credit Suisse salienta que somente no último trimestre de 2022, registou retiradas de capital na ordem dos 112 mil milhões de euros. O ano de 2022 foi marcado por sucessivas mudanças na direção do Credit Suisse. Em janeiro de 2022, o na altura presidente do segundo maior banco suiço António Horta Osório demitiu-se após ter sido de conhecimento público que não havia respeitado uma quarentena durante a pandemia de covid-19. Em abril de 2022, assistiu-se à saída de Severin Schwann, vice-presidente do banco, e em julho de 2022, foi a vez de Thomas Gottstein, até ali CEO do Credit Suisse abandonar o banco.

Prejuízos de 1,42 mil milhões de euros

No último trimestre de 2022, o Credit Suisse apresentou um prejuízo de cerca de 1,42 mil milhões de euros, contudo menor do que se previa anteriormente.

Redução da força de trabalho

Tendo como base toda a conjuntura e todos os casos onde vê o seu nome envolvido, o Credit Suisse encontra-se perante uma grave crise financeira e de imagem, algo que é particularmente negativo para uma instituição do setor da banca. Em novembro de 2022, o Credit Suisse anunciou a redução da sua força de trabalho, na ordem dos 17%, o que por sua vez equivale a nove mil empregos a tempo inteiro. 

Plano de reestruturação do Credit Suisse

Um dos grandes objetivos do plano de reestruturação do Credit Suisse, assenta na redução do número de efetivos do banco de 52 mil posições a tempo inteiro para 43 mil até 2025. Além disto, o plano de reestruturação do Credit Suisse também contempla aumentos de capital, assim como, uma transformação completa do sempre difícil negócio de banca de investimento.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img