fbpx

COVID e a queda das ações dos EUA

⏱️ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

As ações dos EUA caíram esta sexta-feira, após a OMS ter alertado sobre uma nova variante do Covid-19 detetada na África do Sul. 

O índice Dow Jones Industrial Average ($DJIA) registou a pior queda do ano, caindo 905.04 pontos, ou seja, 2,5%, enquanto que o índice tecnológico Nasdaq ($IXIC) desceu 2,23% e o S&P 500 ($GSPC) desvalorizou 2,27%.

O comunicado da OMS, na quinta-feira, sobre a nova variante do Covid-19 detetada na África do Sul, gerou receio nos investidores. A nova variante contém um número mais elevado de mutações na proteína de interesse, a proteína spike, relativamente à variante Delta, altamente contagiosa. Os cientistas receiam que a resistência às vacinas tenha aumentado, apesar de a OMS ter referido que é necessária mais investigação.

Os preços das obrigações subiram e os rendimentos desceram, verificando um comportamento inverso. O  rendimento da nota de referência do Tesouro dos EUA a 10 anos caiu para 1,52%.

Nos mercados asiáticos, o Nikkei 225 ($225) do Japão e o índice Hang Seng ($HSI) de Hong Kong caíram ambos mais de 2%.

O índice de volatilidade de Cboe ($VIX) aumentou para cerca de 28%, o valor mais alto atingido nos últimos dois meses.

As ações relacionadas com viagens foram as que sofreram um maior impacto. A Carnival Corp. ($CCL) e a Royal Caribbean ($RCL) perderam mais de 10%. A United Airlines ($UAL) caiu 9%, a Delta Air Lines ($DAL) e a American Airlines ($AAL) desceram, cada uma, mais de 7%. A Boeing ($BA) desceu 6%. 

Devido a receios de diminuição da atividade económica e de recuo das taxas, as ações dos bancos desceram. O Bank of America ($BAC) caiu 3,9% e o Citigroup ($C) 2,7%.

Contrariamente, as ações da Moderna ($MRNA) cresceram mais de 20% e as ações da Pfizer ($PFE) aumentaram 6,1%.

Segundo dados da Coin Metrics, a Bitcoin ($BTC) verificou uma descida brusca de 8%, atingindo o valor mais baixo das últimas sete semanas e entrando num bear market, sendo este mercado definido por um declínio de 20% ou mais em relação aos máximos recentes.

A Ether ($ETH), segunda maior criptomoeda,  caiu mais de 10% para 4.059 dólares, e o XRP ($XRP) caiu 9,9% para cerca de 96 cêntimos.   

Nesta quinta-feira, os mercados encerraram para o Dia de Ação de Graças, pelo que o S&P 500 e o Nasdaq registaram perdas menores, pois as ações estavam a sair dos ganhos de quarta-feira.

Sexta-feira foi um dia de negociações mais curto. Os mercados de ações dos EUA fecharam às 13 horas devido ao feriado de Ação de Graças.

Segundo declarações de vários profissionais de investimento à CNBC na sexta-feira, a venda para uns poderia ser uma oportunidade de compra para outros.

“Sexta-feira é o dia a seguir ao Dia de Ação de Graças – provavelmente não há tantos comerciantes nas carteiras, com um fecho antecipado hoje. Portanto, uma liquidez potencialmente mais baixa está a causar alguma retracção”, disse Ajene Oden da BNY Mellon Investor Solutions na “Squawk Box” da CNBC. “Mas a reação a que estamos a assistir é uma oportunidade de compra para os investidores. Temos de pensar a longo prazo”.

Autora: Maria Resendes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Últimas notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img