A Corticeira Amorim e a norte-americana Parsons School of Design juntaram-se de forma a lançar um curso voltado para os estudantes de design, o The Thick Skin: Cork as Material for Design News Futures.
Os estudantes desta conceituada faculdade norte-americana são convidados a, através de todo o conhecimento técnico, de conseguirem descobrir novas funcionalidades e aplicações da cortiça, concebendo soluções e produtos disruptivos que possam responder, com design e sustentabilidade, aos desafios das nossas sociedades.
O foco do curso não será nem apenas a parte teórica, nem apenas a parte tática. Como tal, engloba pesquisa, ensaio, investigação, experimentação e hands-on making com o objectivo de descobrir novas funcionalidades e aplicações do material.
Com a condução do designer e professfor Daniel Michalik, a formação intensiva será de 45 horas, sendo que haverá uma semana de aprendizagem em Portugal, junto da fábrica de inovação da Amorim, a Amorim Cork Composites, ACC.
O que é a Amorim Cork Composites?
A Amorim Cork Composites é uma empresa portuguesa que se dedica à produção de soluções inovadoras em cortiça, combinando-a com outros materiais.
A empresa é especializada em desenvolver soluções técnicas e sustentáveis em cortiça para diversas indústrias, como a aeroespacial, automóvel, construção, desporto, entre outras.
A opinião dos grandes protagonistas
Segundo o CEO da empresa de cortiça portuguesa, António Rios Amorim, “o projeto colaborativo The Thick Skin: Cork as Material for Design New Futures enquadra-se na perfeição na estratégia da Corticeira Amorim em disseminar pelo mundo as propriedades inigualáveis da cortiça como resposta a muitos dos desafios hoje colocados ao Planeta, à Humanidade, às sociedades contemporâneas”.
Já em terras norte-americanas, David J. Lewis, reitor da School of Constructed Environments da Parsons School of Design, destaca o desafio que o curso representa para os alunos ao nível de “repensar o que sabem sobre a cortiça”, “inspirá-los a criar peças únicas” e aprofundar “a sua educação em regeneração e circularidade”.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.