Corticeira Amorim aumenta lucro em 20%

A Corticeira Amorim registou lucros de 48 milhões de euros no primeiro semestre, o que representa uma subida de 20,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2021. 

As vendas da empresa liderada por António Rios Amorim ascenderam a 546 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, uma subida de 25,9%, impulsionada pela consolidação do Grupo SACI. A aquisição de 50% do capital social da italiana SACI, com sede em Turim, por um valor de 48,66 milhões de euros foi realizada em janeiro deste ano. Caso tal não tivesse acontecido, as vendas da empresa portuguesa teriam crescido “apenas” 12,7%.

Segundo comunicado feito pela corticeira lusitana à CMVM, apesar de “alguns sinais de abrandamento” no segundo trimestre, todas as unidades de negócio registaram um crescimento das vendas.

Em termos práticos, estes valores foram obtidos com as receitas de 402 milhões de euros em rolhas (mais 29% face ao período homólogo) entre janeiro e junho, 77 milhões (mais 21,7%) em revestimentos e 62 milhões (mais 7,1%) arrecadados pelos aglomerados compósitos – que beneficiaram da valorização do dólar, já que os EUA são o melhor mercado neste segmento de atividade. 

Já no que se refere aos isolamentos, a Corticeira conseguiu reverter a contração comercial no primeiro trimestre e fechar o semestre 10,6% acima da primeira metade do ano de 2021.

Pese embora os valores obtidos, de acordo com a Corticeira, “os maiores custos operacionais (nomeadamente decorrentes do aumento do preço da energia) e o aumento do preço de consumo de cortiça penalizaram os resultados operacionais”.

O maior grupo de transformação de cortiça do mundo chegou ao final do mês de junho com uma dívida remunerada líquida superior a 71 milhões de euros, acima dos 48 milhões com que tinha fechado o ano passado. 

De acordo com a empresa, estes valores devem-se a vários fatores, nomeadamente: à primeira tranche da aquisição da SACI (25 milhões, num total de 49 milhões); aos 15 milhões da compra dos restantes 50% da Cold River’s Homestead – que inclui 3.300 hectares da Herdade de Rio Frio; ao acréscimo das necessidades de fundo de maneio (41 milhões); ao aumento do investimento em ativo fixo (34 milhões) e ainda ao pagamento de dividendos (27 milhões).

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img