Mike Novogratz, fundador e CEO da Galaxy Digital Holdings ($GLXY), fundo de investimento que opera no setor de ativos digitais, criptomoedas e tecnologia de blockchain, disse recentemente no Twitter que esta correção no mercado de criptomoedas era inevitável.
In the shorter term we will need to rebuild a trading base. Market damage doesn’t heal overnight.
Good luck out there.— Mike Novogratz (@novogratz) April 18, 2021
Segundo Novogratz, “Os mercados ficaram muito entusiasmados com a listagem direta da Coinbase($COIN), e moedas como Dogecoin ($DOGE), Ripple ($XRP) e Bitcoin Satoshi Vision ($BSV) começaram a subir sem fundamentos”
Na sua opinião, a listagem da Coinbase levou a um entusiasmo exagerado no mercado e a um grande hype à volta das criptomoedas, sendo que muitos investidores entraram neste direct listing para obter exposição indireta ao mercado de moedas e ativos digitais.
A criptomoeda do momento, Dogecoin, atingiu o seu máximo histórico de 0,43 dólares, e em apenas 3 dias subiu mais de 500%. Para Novogratz, esta subida descontrolada deu-se sem sentido. Comparando a Dogecoin com a recente subida de preços na ação da GameStop ($GME), este sublinha que Doge é uma moeda que foi criada como brincadeira e não tem fundamentos. Esta moeda também vai contra os princípios das criptomoedas, ou seja, a descentralização, derivado do facto de 65% da moeda estar concentrada em apenas 98 carteiras.
Já em relação à XRP, o CEO da Galaxy Digital Holdings também não entende a subida de mais de 200%. O ativo ainda se encontra em processo com o SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) e muitas corretoras suspenderam a negociação do mesmo.
Com estas subidas sem nexo, Mike Novogratz assume que o mercado se tornou unilateral e apenas estava a seguir um caminho. Eram claros os sinais de euforia, e tudo subia apenas para seguir a tendência.
Refere também que é necessário a entrada de mais instituições para dar estabilidade a este mercado ainda muito volátil.
Autor: Samuel Lourenço