Conhecer taxas de operações bancárias: TAEG, TAE e TANB

As taxas praticadas pelos bancos são um dos assuntos mais debatidos atualmente. Ouvimos diariamente vários conceitos, definições e significados sobre essas taxas. 

É comum observarmos nas diversas informações que nos são apresentadas pelos bancos ou por instituições financeiras, em campanhas promocionais ou quando nos é apresentado algum instrumento financeiro que existem diversas taxas, como por exemplo a TAEG, a TAE ou TANB.

É pretendido expor abaixo em que consiste cada taxa, em que é que diferem e quais as caraterísticas que estão associadas a cada uma.

TAEG – Taxa Anual de Encargos Efetiva Global

A Taxa Anual de Encargos Efetiva Global – TAEG – segundo o Banco de Portugal é a taxa anual “que considera os custos totais do empréstimo para o devedor”, ou seja, esta taxa agrega todos os custos associados ao crédito, incluindo seguros, comissões e impostos.

A TAEG é considerada a taxa para que de forma clara e objetiva se consiga comparar as diversas ofertas que existem em todos os bancos ou instituições financeiras de crédito. 

TAE – Taxa Anual Efetiva

A Taxa Anual Efetiva – TAE – é a taxa de juro para as operações de crédito. Este tipo de taxa é igual à TAEG, com a exceção de que a TAE exclui os impostos a pagar ao Estado ou taxas notoriais.

TANB – Taxa Anual Nominal Bruta

A Taxa Anual Nominal Bruta – TANB – é por norma a taxa que os banco ou instituições financeiras comunicam aos seus clientes e que remuneram determinada aplicação. É de caráter anual e segundo o Banco de Portugal “É uma Taxa Nominal, porque pode não levar em conta o período efetivo da aplicação”.  É considerada uma taxa ilíquida porque não está expurgada do IRS.

Simplificando, num contrato de crédito com taxa variável, a TANB é a soma do spread com o indexante (por norma as taxas Euribor), e num contrato de crédito com taxa fixa é a soma do spread com a taxa fixa acordada com o banco.

É importante, se pretender fazer um contrato de crédito com um banco ou uma instituição financeira, ter ao dispor conhecimentos básicos e procurar o máximo de informações junto profissional.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img