fbpx

Comprar casa em 2022: o que fazer antes de tomar a decisão

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Quase 200 mil: é este o número de casas vendidas este ano de 2021. Ao que parece, e ainda que o ano não tenha terminado, é já um número histórico, de acordo com a antevisão das redes imobiliárias. 

Este acontecimento é, no entanto, curioso pois, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), os preços das casas voltaram a aumentar no terceiro trimestre de 2021   em 9,9 pontos percentuais.

De acordo com Ricardo Sousa – CEO da Century 21 –  há três fatores que contribuíram para este dinamismo, nomeadamente: 

  • a acumulação de poupança forçada por parte dos portugueses com a crise pandémica da covid-19; 
  • as alterações das preferências dos consumidores despertadas pela pandemia, bem como novas necessidades de habitação; e 
  • a expetativa de continuidade de uma política económica expansiva, o que proporciona taxas de juro mais baixas, a continuação dos níveis de fluxo de crédito para a compra de casa e uma maior atratividade do investimento no setor imobiliário, quando comparado com outras alternativas de investimento.

O que é, então, necessário saber antes de decidir comprar uma casa?

Financiamento

No que toca ao financiamento, uma das formas de escolher a melhor opção para o caso em concreto é pedindo várias simulações junto das entidades bancárias. Desta forma, será mais fácil compará-las e negociá-las. Caso já se tenha crédito, poder-se-á averiguar se compensa negociar com o banco ou transferir o crédito habitação para outra instituição. 

O importante é conhecer o valor dos spreads – que é uma das componentes do crédito à habitação – e ter sempre em atenção que as prestações com crédito não devem representar mensalmente mais de 35% do rendimento. 

Há ainda a opção de, ao contratar um seguro de vida para o crédito habitação, optar por um que seja anual e renovável. Desta forma, sendo válido por um ano, renova-se automaticamente por períodos iguais, até que uma das partes o termine. Os prémios são calculados consoante o capital e a idade das pessoas seguras. A melhor forma de perceber se esta é uma boa opção é, mais uma vez, pedir uma simulação da prestação com o seguro proposto pelo banco e outra que não inclua o valor do seguro.

Despesas periódicas

Relativamente às despesas periódicas a ter em atenção após a escritura, são de referir os prémios de seguros, as despesas com o condomínio (caso se opte por um apartamento) e os impostos e taxas – nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Outras despesas

Note-se ainda que, ao adquirir uma casa, é necessário contabilizar os custos associados à compra do imóvel, em especial o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto do Selo (IS).

As comissões e custos de registo, que poderão variar consoante o local onde se realiza a escritura, são também despesas a ter em conta aquando da decisão de compra de casa e da sua localização.

Autor: Carolina Miguel Ferreira

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 29,636.00
$ 29,636.00
0.92%
ethereumEthereum
$ 1,978.98
$ 1,978.98
0.38%
xrpXRP
$ 0.414406
$ 0.414406
0.34%
cardanoCardano
$ 0.529543
$ 0.529543
0.98%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img