fbpx

Compra de opções aumenta

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As opções tornaram-se famosas entre os retail investors – investidores individuais que geralmente investem em pequena quantidade. Opções são instrumentos financeiros que dão ao investidor o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um título, a um preço e data pré-determinados.

O ano de 2021 é considerado o ano recorde para o comércio de opções, segundo a Cboe Global Markets. Dados da Chicago Board Options Exchange e da BATS Global Markets indicam que nove dos dez dias de negociação de opções mais ativos da história ocorreram este ano. Por exemplo, em setembro foi registado um volume médio diário de 10 milhões de contratos.

O comércio de opções tornou-se tão popular que o valor atual destes contratos em circulação ultrapassou o das ações. O Cboe revelou que até 22 de setembro de 2021 as opções de ações individuais registaram um valor nocional de 6,9 biliões de dólares, enquanto que as ações de empresas registaram um valor nocional de 5,8 biliões de dólares.

Porque é que as opções são tão populares?

A crescente popularidade das opções entre os retail investors deve-se a uma maior acessibilidade e consciência dos benefícios que elas trazem. Os investidores podem utilizar estes instrumentos para apostar na futura direção dos preços das ações com um gasto muito menor. Tudo o que precisam de pagar é um prémio à outra parte do negócio de forma a assegurar a opção, para mais tarde comprar ou vender ações de uma empresa a um preço fixo. Podem mesmo vender o investimento a outro investidor para obterem um lucro rápido e no máximo só perdem o prémio gasto.

Hoje em dia, as corretoras online dão acesso aos mercados de opções sem cobrar comissões. O que tem ajudado a empurrar este tipo de negociação para o mercado principal, assim como um número crescente de Exchange Traded Funds (ETFs) e fundos mútuos, utilizando estratégias relacionadas com opções para aumentar os retornos dos investimentos.

Por outro lado, promovem o curto prazo e uma maior volatilidade nos mercados de ações. Geralmente, quando os investidores pagam pela possibilidade de comprar ações a um preço fixo numa data posterior, os vendedores destas opções comprarão para cobrir a sua posição, contribuindo ainda mais para a subida dos mercados. O mesmo se aplica a períodos de baixa. Se muitos investidores começarem a comprar put options em baixa, isso poderá aumentar a venda de ações da empresa.

Autora: Inês do Peso Catalão

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Últimas notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img