A aquisição da rede social por parte do homem mais rico do mundo demorou o seu tempo a ser confirmada. Após todos os processos levantados perante o CEO, os voos do passarinho são finalmente conduzidos por Elon Musk.
Depois de ter entrado na sede da rede social com uma pia nos seus braços, Elon Musk tem algumas mudanças planeadas para a rede social. Desde despedimentos de colaboradores, reestruturação da hierarquia e a elevação do conceito de liberdade de expressão na rede.
O primeiro dia de Elon Musk como proprietário do Twitter teve confusão, preocupação e celebrações na rede social, com alguns utilizadores a testarem, com teorias da conspiração, se as políticas da empresa sobre desinformação ainda estão em vigor.
O CEO também deve realizar demissões na rede social, e o processo já começou. Antes mesmo do anúncio oficial da aquisição, Elon Musk já mandou embora funcionários de alto escalão da companhia, como o CEO Parag Agrawal.
Por outro lado, tal como havia sido comunicado, o bilionário garantiu que não vai demitir 75% dos funcionários do Twitter. A tendência é que alguns cortes sejam realizados, já que a gestão anterior também estaria a planear realizar cortes na folha de pagamentos.
Provavelmente a mudança mais significativa e segundo os especialistas do mercado, Elon Musk pode vir a estar apenas nos bastidores da rede. A expectativa é que o cargo de CEO seja ocupado por outro membro, uma vez que maiores preocupações existem nas suas restantes empresas como são a Tesla e a Space X.
Como próximos passos, existem várias ideias na mente do CEO.
No segmento de conteúdos, Elon quer realizar ações para reduzir a quantidade de bots e spam dentro da rede. Os robôs são um assunto tão polémico que renderam um processo entre o bilionário e a rede social durante a aquisição, o que pode gerar uma atenção especial para o assunto nestes primeiros dias da nova gestão.
Além disso, num comunicado para os anunciantes, Musk disse que pretende tornar o Twitter, a melhor plataforma para o marketing digital, incentivando que as empresas adotem anúncios mais cativantes e com um tom de entretenimento.
Por fim, de acordo com o jornal Financial Times, Musk prometeu ainda inovar nos produtos na tentativa de construir uma “super-app” que incorpore pagamentos, comércio e mensagens. Segundo o bilionário, o projeto X é uma “everything app”, que se deve encaixar nos padrões das superapps sendo que a aquisição do Twitter é o primeiro passo para sua construção. Segundo estima o empresário, a compra da rede social deve acelerar o processo de lançamento do serviço até cinco anos, mas ainda não existe uma data prevista para estreia da novidade.

Duarte Talhão, 18 anos, natural de Faro. Frequenta o 2º ano de licenciatura em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UALG). Atualmente pretende desafiar-se diariamente e dado o gosto pela área económico-financeira, decidiu integrar a MeuCapital em março de 2022 onde o fulcral objetivo passa por abordar e desmistificar temas que promovam a literacia financeira e que permitam a constante aprendizagem com os restantes membros da organização.