Como fazer 100.000 dólares anuais nas redes sociais

Grandes estrelas como Dwayne “The Rock” Johnson, Kylie Jenner ou Cristiano Ronaldo (cada um com mais de 200 milhões de seguidores) conseguem angariar mais de 1 milhão de dólares por post no Instagram. No entanto, para lucrar nas redes sociais não é necessário ser uma superestrela. Nesta notícia vamos apresentar como fazer 100.000 dólares anuais nas redes sociais: quantos seguidores e visualizações um influencer de dimensão média precisa para atingir receitas desta dimensão no Youtube, Instagram e TikTok, tendo por base dados da plataforma Lickd.co

Youtube

O Youtube é um dos websites mais utilizados a nível mundial, sendo uma plataforma que, apesar de existir desde 2005, continua em crescimento, atingindo cerca de 6 mil milhões de horas visualizadas por mês.  

Para ser remunerado no Youtube, é necessário estar registado no Youtube ‘s Partner Programme (YPP), que permite a obtenção de receitas via incorporação de anúncios nos vídeos dos utilizadores. Para tal, é preciso ter, pelo menos, mil subscritores, mais de 4 mil horas de visualização válidas nos últimos 12 meses e ter uma conta no AdSense

Segundo a referida plataforma, um youtuber de dimensão média consegue gerar cerca de 7,6 dólares por cada mil visualizações, com 45% dessa receita a reverter para a Google, sendo, deste modo, necessárias cerca de 24 milhões de visualizações anuais para se obter 100 mil dólares. 

Instagram

O Instagram é igualmente uma das maiores redes sociais mundiais, contando com cerca de mil milhões de utilizadores, sendo que aproximadamente 500 milhões usam a aplicação diariamente. 

Para tornar esta rede social rentável, reveste-se como necessário passar para professional account e selecionar o tipo de negócio. São precisos um mínimo de 5 mil seguidores e 308 publicações patrocinadas por ano para gerar 100 mil dólares. Estima-se que um influencer com 1 milhão de seguidores consiga lucrar cerca de 250 mil dólares por publicação. 

Atingir estes valores nesta aplicação é mais fácil do que aparenta. Um recente documentário da HBO com o título “Fake Famous revela como algumas pessoas utilizam diversas técnicas, como compra de seguidores ou simulação de um estilo de vida exorbitante, e conseguem, num efeito “bola de neve”, atrair cada vez mais seguidores, obter patrocínios e lucrar com eles. No próprio documentário, o diretor Nick Bilton convida utilizadores aleatórios com um número reduzido de seguidores e, por meio destas técnicas, consegue transformá-los em influencers famosos. 

TikTok

Embora tenha estado envolvida em polémicas devido às suas políticas de privacidade e possíveis relações com o governo chinês, esta aplicação é das que têm tido uma maior ascensão, tendo cerca de mil milhões de utilizadores ativos e 680 milhões de utilizadores mensais, segundo dados divulgados pela empresa em novembro de 2020. Foi ainda, durante o ano de 2020, a segunda aplicação com mais downloads na Play Store, com perto de 2,6 mil milhões de downloads, ficando apenas atrás do Zoom. 

À semelhança do Youtube, um Tiktoker tem de estar registado numa plataforma, neste caso denominada TikTok Creator Fund. Para se ser elegível, os criadores de conteúdo têm de estar baseados nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha ou Itália, ter uma idade mínima de 18 anos e, pelo menos, 100 mil seguidores e visualizações nos últimos 30 dias. Para além disso, tem de estar em conformidade com as community guidelines e termos de serviço da aplicação. 

Para gerar 100 mil dólares, estima-se que sejam necessários um mínimo de 10 mil seguidores e mais de 270 milhões de visualizações anuais.

Autor: João Rodrigues

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img