Foi recentemente realizada a primeira aquisição de um carro Lamborghini pago exclusivamente com criptomoedas (Bitcoin), na região do Sudeste Asiático. O consumidor em questão, Jo Chirawat, usou a aplicação da Zipmex, para efetuar o pagamento inicial de um EVO RWD, na Renazzo Motor Co. Ltd (retalhista automóvel de Banguecoque, Tailândia). O saldo remanescente também será pago em Bitcoin.
Toda esta transação foi processada pela ZipSend, a rede de pagamentos em cripto da Zipmex. A Zipmex é uma plataforma de ativos digitais, do sudeste asiático, que aspira construir a maior bolsa de ativos digitais (DAX) da região.
Esta entidade forma um negócio online, que possibilita a troca de ativos digitais, como criptomoedas, por outros ativos, como moeda fiduciária convencional e ainda outras moedas digitais. Para além disso, é um espaço onde investidores podem comprar, vender e obter juros num mercado de ativos digitais regulado. Até ao momento, a plataforma já movimentou mais de mil milhões de dólares americanos, em volume bruto de transações, desde o seu lançamento no final de 2019.
Através da parceria com a Zipmex, a Renazzo Motor passa a aceitar pagamentos em Bitcoin (BTC), USD tether (USDT) e ainda Zipmex token (ZMT), com verificação instantânea e congelação da taxa, no momento da compra, para mitigar o potencial de volatilidade.
A missão da Zipmex tem como base trazer os benefícios das criptomoedas para a vida quotidiana:
“Estamos entusiasmados com a possibilidade de fornecer aos nossos usuários a oportunidade de fazer mais com as suas criptomoedas” disse Marcus Lim, CEO da Zipmex, acerca da parceria com a Renazzo Motor, e acrescenta, “acolhemos ativamente todos os parceiros que estejam interessados em aceitar pagamentos em crypto”.
Porém, este não é um caso isolado no mundo automóvel, nem a primeira vez que acontece com carros Lamborghini. De facto, esta compra dá-se após a Tesla ($TSLA) ter anunciado, em março, que passaria a aceitar Bitcoin como método de pagamento na venda dos seus veículos. E já em 2013, alguém tinha adquirido o Model S Performance da Tesla, de 103 mil dólares, por 91,4 BTC.
No entanto, a primeira vez que se avançou com uma campanha específica foi num stand automóvel da Lamborghini, em Newport Beach. O concessionário californiano lançou uma campanha publicitária em janeiro, onde anunciou a aceitação de criptomoedas, na compra dos seus carros de luxo, com o objetivo de facilitar a vida dos clientes, em tempos de Covid-19.
Autora: Leonor Ramos