A Comissão Europeia anunciou que irá avançar com seis novos centros multinacionais de combate à desinformação a somar aos oito já existentes. Os centros de combate à desinformação irão integrar o Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digital e cobrir todos os 27 países da União Europeia. Estarão operacionais a partir do início do próximo ano.
Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digital
Os novos centros de combate à desinformação irão fazer parte do Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digital, constituindo uma plataforma independente para verificadores de factos, académicos, investigadores e demais parceiros relevantes com o intuito de promover o combate à desinformação na Europa.
8 milhões de euros
A criação destes seis novos centros de combate à desinformação alberga um financiamento por parte da União Europeia na ordem dos oito milhões de euros, tendo como base o Programa Europa Digital. Estes novos centros irão abranger os seguintes países: Áustria, Bulgária, Croácia, Chipre, Estónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Roménia e Eslovénia.
Detetar campanhas de desinformação
Segundo a Comissão Europeia, o principal objetivo da criação destes centros de combate à desinformação prende-se com a necessidade de criar uma rede capaz de detetar e analisar campanhas de desinformação, organizar atividades de literacia mediática a nível nacional ou multinacional, bem como, promover outras atividades de apoio à luta contra a desinformação.
Transparência, sensibilização e verificação
A vice-presidente da União Europeia para Valores e Transparência, Věra Jourová, defende que a transparência, a sensibilização e a verificação dos factos são as ferramentas mais importantes para combater a desinformação online. A sinergia destes três pilares de uma forma sustentada irá contribuir também para reforçar os esforços do combate à propaganda de guerra da Rússia.
Lei dos Serviços Digitais
O Comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton, defende que a nova Lei dos Serviços Digitais, um dos elementos centrais da União Europeia para tornar o espaço online mais seguro, colocará a luta contra a desinformação num nível mais elevado.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.