• bitcoinBitcoin (BTC) $ 63,200.00 0.41%
  • ethereumEthereum (ETH) $ 3,091.79 1.18%
  • xrpXRP (XRP) $ 0.492729 1.49%
  • dogecoinDogecoin (DOGE) $ 0.158216 5.79%
  • cardanoCardano (ADA) $ 0.453424 2.09%
  • bitcoin-cashBitcoin Cash (BCH) $ 502.37 4.24%
  • polkadotPolkadot (DOT) $ 6.65 2.16%
  • chainlinkChainlink (LINK) $ 13.48 0.29%
  • litecoinLitecoin (LTC) $ 77.42 1.11%
  • uniswapUniswap (UNI) $ 7.24 1.96%
  • stellarStellar (XLM) $ 0.105996 0.17%
  • theta-tokenTheta Network (THETA) $ 2.00 1.13%

Coinbase fecha negócio com bolsa de futuros

Segundo o comunicado da empresa apresentado esta semana, dia 12 de janeiro, a Coinbase ($COIN) prepara-se para adquirir a FairX. A bolsa de futuros apenas iniciou atividade no ano passado, no entanto é já uma entidade regulamentada e aceite pela US Commodity Futures Trading Commission (US CFTC).

Como é possível verificar através da declaração da Coinbase, esta aquisição faz parte do plano de trazer derivados de criptomoedas regulamentados para o mercado, o que inicialmente será feito através do ecossistema de parceiros estabelecido pela FairX. A empresa acrescenta ainda que, a longo prazo, planeia aproveitar a infraestrutura providenciada pela FairX para tornar acessível a todos os clientes da Coinbase derivados de criptomoedas.

O timing associado a esta aquisição também é relevante para o contexto do negócio, visto que outras bolsas financeiras de ativos digitais têm vindo a oferecer certos serviços neste segmento de mercado. Estas empresas incluem a CME Group ($CME) e a FTX US, sendo que o último adquiriu uma plataforma de derivados, a LedgerX, no ano anterior à aquisição da Coinbase. Fora dos Estados Unidos, a Binance já  apresenta serviços semelhantes aos seus clientes, permitindo a troca de futuros e opções ligados a ativos digitais, como criptomoedas.

Olhando em maior detalhe, a empresa adquirida com base em Chicago faz listagem de contratos de futuros que seguem índices de ações e petróleo. O seu lançamento veio com o objetivo de tornar o investimento em derivados mais simples e acessível ao investidor ativo individual. De forma a cumprir o proposto, a FairX foi, desde o seu lançamento, apoiada por vários corretores e empresas de trading.

A convicção da Coinbase é que o desenvolvimento de um mercado transparente de derivados é essencial para qualquer classe de ativos e será um ponto importante para aumentar a participação na nova economia das criptomoedas.

No entanto, produtos que incluam derivados têm atraído uma preocupação crescente por parte dos reguladores, dada a facilidade com que um investidor individual fica exposto a perdas elevadas. No Reino Unido já houve necessidade de intervenção, o que resultou na proibição de venda de derivados a investidores de retalho, por parte da UK Financial Conduct Authority.

O negócio deverá ficar concluído no final do primeiro trimestre de 2022 e, apesar de não existir qualquer informação quanto aos valores, as ações da Coinbase subiram 1,2% na passada quarta-feira, dia 12 de janeiro.

Autor: Miguel Nogueira Rodrigues

spot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoin

Bitcoin (BTC)

$ 63,200.00
ethereum

Ethereum (ETH)

$ 3,091.79
xrp

XRP (XRP)

$ 0.492729
cardano

Cardano (ADA)

$ 0.453424

Artigos Relacionados

spot_img