Cofundador da Paypal tem $5 mil milhões numa Roth IRA

Em primeiro lugar, torna-se importante referir que o termo Roth IRA consiste num tipo de conta de investimento que se dirige a quem deseja poupar dinheiro para a reforma.

IRAs (Individual Retirement Account) são contas com benefícios fiscais que podem ser utilizadas para investimentos de longo prazo, nomeadamente para poupar para a reforma. Contudo, estas contas têm desvantagens como limitações de entrada e saída de dinheiro dependendo do tipo de IRA. Além disso, apenas se pode retirar capital quando o indivíduo atingir uma certa idade, senão fica sujeito a penalizações. 

Roth IRA especificamente é um tipo de IRA que é livre de impostos em qualquer tipo de ganho, mesmo na liquidação dos investimentos, no entanto estes só podem ser financiados com capital após impostos, ou seja, com rendimentos sobre os quais já tenham incidido impostos.

O Roth IRA permitiu a Peter Thiel, cofundador da Paypal (PYPL) e megainvestidor de Silicon Valley, poupar quantidades enormes em impostos. O investidor possui agora 5 mil milhões de dólares numa Roth IRA livre de impostos.

De acordo com um estudo realizado pela ProPublica, esta é uma das estratégias que os super-ricos adotam para evitarem pagar impostos e, desta forma, maximizarem a sua riqueza. Peter Thiel, por exemplo, transformou a sua Roth IRA de 2.000 dólares num investimento de 5 mil milhões por via do capital que recebeu da venda das ações do eBay (EBAY) e com o intuito de adquirir ações de outras startups ainda em fases iniciais.

IRAs foram, no entanto, criadas para a classe média para que estes tenham uma forma de poupança para a aposentadoria e não para que milionários ou bilionários possam escapar aos impostos.
Para evitar estas situações, contribuições para a Roth IRAs agora não podem ultrapassar os 6.000 dólares anuais ou 7.000 dólares para quem tem 50 anos ou mais.
Ainda assim, o tipo de conta de investimento é muito usado por ricos como uma forma de fuga aos impostos, tal que, apenas 300 indivíduos possuem IRAs com valor combinado de 8 mil milhões de dólares. Em 2012, o cofundador Max Levchin juntamente com Thiel vendeu as suas ações da Yelp (YELP) através da sua Roth IRA. A referida operação permitiu-lhe não pagar impostos sobre a venda, desde que retire o dinheiro quando tiver pelo menos 59,5 anos. E, desde que se mantenham dentro da Roth, pode ainda ser usado para outros investimentos.

Autor: Duarte Vieira

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img