Fonte da imagem: TheSmartInvestor
A bolsa portuguesa, mais conhecida por PSI, voltou em alta depois dos quatro dias de pausa devido à Páscoa, acompanhando a maioria das principais bolsas europeias.
O PSI arrancou a sessão com um ganho de 0,72%, para os 6.162,54 pontos, renovando máximos desde 26 de agosto do ano passado
Das atuais dezasseis empresas cotadas na bolsa a nível nacional, apenas cinco encerraram no vermelho e duas (Ibersol e EDP Renováveis) permaneceram inalteradas. As restantes nove encerraram com ganhos.
A liderar os ganhos na praça lisboeta está a Altri, com uma valorização superior a 5% para 5,10 euros. Tal aumento explica-se devido ao anúncio feito pela empresa de pasta para papel na passada quinta-feira, depois do fecho da bolsa, que cada 100 ações da empresa dariam direito a onze da Greenvolt e um dividendo até 25 cêntimos.
Seguiu-se a Mota-Engil, com uma valorização de 2,26% para 1,72 euros, e os CTT – Correios de Portugal(+1,37% para 3,69 euros).
Logo a seguir, a Jerónimo Martins valorizou 0,95% atingindo os 21,34 euros, enquanto outros pesos pesados, como a Galp e o BCP, também registaram ganhos. A petrolífera subiu 0,78%, para 10,99 euros, e o banco liderado por Miguel Maya avançou 0,71%, fechando nos 0,2113 euros.
O “ovo podre” após este intervalo de Páscoa foi a NOS, que caiu 1,71%, para 4,366 euros.
“Os investidores regressaram da pausa da Páscoa com um renovado apetite pelos ativos de risco, com as ações a ganharem terreno, o dólar em queda e as yields das obrigações em alta, perante receios menos pronunciados sobre a profundidade do abrandamento da economia e a convicção de que o ciclo de subida das taxas de juro está perto do fim. Os índices europeus marcam ganhos próximos de 1% depois de uma sessão positiva na Ásia e em Wall Street”, realça a análise da BA&N Research Unit.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.