Cimeira G20: Conversações entre Joe Biden e o líder chinês Xi Jinping

O grupo denominado G20, é um fórum onde estão representadas as 20 maiores economias mundiais, e vai-se realizar nos dias 15 e 16 de novembro em Bali, presidido pela Indonésia.

Portugal é representado nesta cimeira pela União Europeia.

No entanto, o presidente dos Estados Unidos da América reuniu-se com Xi Jinping um dia antes da cimeira ter início, durante três horas com o objetivo de demonstrarem serem “capazes de gerir as suas divergências” – evitando assim uma nova guerra fria. 

As conversações envolveram temas sobre a situação de Taiwan e da Coreia do Norte, e ainda que tenham muitas diferenças entre si, como as violações dos direitos humanos, a invasão da Ucrânia pela Rússia, comprometeram-se a comunicarem mais frequentemente.

No que diz respeito à Coreia do Norte, Joe Biden expressou as suas preocupações com o facto de Pequim poder controlar os programas de armamento da Coreia do Norte. Biden assumiu que “teríamos de tomar determinadas ações que seriam defensivas e não conta a China, mas sim enviar uma mensagem clara A Pyongyang. Vamos defender os nossos aliados, assim como solo americano.”

A situação sobre Taiwan ficou bem vincada pelo presidente da China, uma vez que é um assunto considerado de extrema importância para o país, referindo que é base do diálogo político entre os EUA e a China e que é a linha vermelha que não deve ser ultrapassada. Enfatizou ainda que “resolver a questão de Taiwan é um assunto interno da China”.

A Cimeira que vai decorrer em Bali tem como principais tópicos de agenda a arquitetura sanitária mundial, a transformação digital e a transição energética sustentável, sendo que o tema da guerra na Ucrânia é incontornável.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img