O Chelsea está a realizar um investimento memorável em reforços durante a temporada de 2022/23. Gastaram um total de 611,5 milhões de euros, ultrapassando largamente o antigo recorde de gastos em novos jogadores numa única temporada, que pertencia ao Barcelona na temporada de 2017/18, quando desembolsaram 380 milhões de euros.
O clube londrino, agora liderado pelo americano Todd Boehly, já tinha feito um forte investimento na última janela de transferências de verão, mas ainda causou mais impacto no recente mercado de inverno, que terminou na terça-feira, 31 de janeiro. Nestas últimas semanas, o Chelsea investiu 329,5 milhões de euros.
Isto significa que só o Chelsea investiu mais que quatro das cinco principais ligas europeias juntas, nomeadamente a Ligue 1 (127,9 milhões de euros), Bundesliga (67,3 milhões), LaLiga (31,9 milhões) e Serie A (31,2 milhões). Todas juntas, as equipas desses quatro campeonatos investiram um total de 258,3 milhões de euros, um número bem inferior ao do investimento consumado pelo Chelsea.
Em janeiro, chegaram a Stamford Bridge atletas como João Félix, por empréstimo do Atlético de Madrid, ou Mykhaylo Mudryk, contratado ao Shakhtar Donetsk numa transferência que pode chegar aos 100 milhões de euros. A grande estrela do mercado blue, porém, foi outra: Enzo Fernández.
O argentino, de apenas 22 anos, chegou a Londres nas últimas horas da janela de transferências, proveniente do Benfica e a troco da impressionante quantia de 121 milhões de euros. Um valor que faz da transferência de Enzo a sexta mais avultada da história do futebol mundial.
Olhando apenas para as restantes 19 equipas da Premier League – que bateu o seu recorde de dinheiro gasto num mercado de inverno – estas gastaram um total de 500,3 milhões de euros, o que quer dizer que o Chelsea gastou «apenas» menos 170,8 milhões que 19 equipas juntas.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.