Desenvolvido pela OpenAI, o Chat GPT (Generative Pretrained Transformer) é um protótipo de chatbot com inteligência artificial que ultimamente tem dado muito que falar, e tem sido apontado como, num futuro bastante próximo, o futuro substituto do Google.
A nova geração do modelo GTP-3 vem equipada com um conjunto de biliões de palavras e é capaz de gerar e manter um diálogo semelhante a um ser humano. Este modelo possui um poderoso processador de linguagem natural, serviços de tradução em vários idiomas como também capaz de responder de uma forma bastante natural a perguntas do quotidiano, quando solicitadas. Mas quais são as principais mais valias desta tecnologia?
Eficiência, automação, flexibilidade e disponibilidade
Procurámos através da utilização do próprio Chat GPT, obter resposta à pergunta “Quais as principais vantagens do Chat GPT para o nosso dia-a-dia e no âmbito empresarial?” pelo que a resposta dada foi, de forma resumida, a seguinte: Ajuda a poupar tempo, devido à possível automação de tarefas de carácter repetitivo e, isto no âmbito empresarial, responder a perguntas frequentes de clientes, procurando soluções para os problemas por estes levantados, permitindo que clientes e trabalhadores se foquem em tarefas mais valiosas.
Melhora a eficiência, na medida que consegue compreender e processar qualquer tipo de informação de forma rápida, precisa e com uma menor probabilidade de erros, quando comparado com um ser humano.
Flexibilidade e capacidade de ser usado a qualquer horário, 24/7, o que permite melhorar a satisfação do cliente, pois o chat GPT é capaz também de responder de forma personalizada aos diferentes clientes, ajustando as suas respostas e linguagem utilizada a cada um deles individualmente.
As vantagens desta ferramenta não se esgotam apenas nas acima mencionadas, contudo apenas é possível avaliar as reais vantagens da sua utilização dependendo do uso e objetivos específicos da sua utilização.
A verdadeira questão que se põe é, será capaz o Chat GPT de continuar com o sucesso que tem vindo a registar neste início de 2023, conseguirá ser um seguro e eficiente substituto do Google e, de facto, facilitar o nosso dia a dia de uma maneira nunca antes vista? Aliada a esta questão vem também os elevados riscos que a sua utilização pode ter, como a criação de malwares para acessos indevidos, como já tem vindo a ser relatado.