Nos últimos dias o mundo deparou-se com uma nova ferramenta. ChatGPT, um chatbot que está treinado através dos vários textos, artigos e websites e presta informações sobre qualquer tema ou questão. O ChatGPT pode escrever scripts com base nas várias plataformas de coding, pode escrever letras de músicas e até mesmo emails personalizados de acordo com a informação a ele afeta.
Podemos estar perante um novo Google?
A verdade é que o ChatGPT é um game changer. A forma como consegue transmitir informação através da inteligência artificial e o modo tão detalhado como o faz é simplesmente impressionante.
Este chatbot foi e está treinado com textos reais e informações erradas também podem ser disponibilizadas. As fake news são o prato principal da internet e desta feita, um robô, recolhendo o máximo de informação possível para uma resposta a uma questão, irá prestar um payoff parcialmente errado.
Eis algumas tarefas que o ChatGPT pode executar:
- Resumos/Summary
Copiar e colar um artigo e questionar pelo seu resumo e/ou explicação é uma tarefa que é facilmente realizada pelo Chat.
- Coding
Pedir para escrever pequenos scripts com codes para a construção de um website é igualmente uma questão que rapidamente é respondida.
- Planear tarefas
A criação de meetings e/ou marcação de uma tarefa no calendário com prazos de entrega, objetivos e brainstorming é possível através deste agente de inteligência artificial.
- Criatividade
Esta é a principal característica da IA. A complexidade de respostas que o chat consegue prestar é de todo inimaginável e esse facto dá asas a várias respostas hilariantes e/ou impensáveis.
Estaremos perante uma ferramenta perfeita?
Neste momento, o ChatGPT é uma ferramenta perfeita e completa? A resposta é óbvia e é normal que o software ainda não esteja nas perfeitas condições uma vez que existem questões que lhe ultrapassam, como a privacidade de dados e plágios, por exemplo.
Por outro lado, existe uma clara intenção de preparar o futuro através do seu lançamento. A sua utilização é notável e indiscutível sendo que não se trata de uma experiência do século passado. É o presente e está a acontecer com a acessibilidade de todos.
Em suma, este software consiste num avanço importante na área do processamento e interpretação humana que tem capacidade de trabalhar com inúmeras aplicações.
E não. Este conteúdo tem total autoria humana sem recorrência a qualquer chatbot para a sua realização.

Duarte Talhão, 18 anos, natural de Faro. Frequenta o 2º ano de licenciatura em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UALG). Atualmente pretende desafiar-se diariamente e dado o gosto pela área económico-financeira, decidiu integrar a MeuCapital em março de 2022 onde o fulcral objetivo passa por abordar e desmistificar temas que promovam a literacia financeira e que permitam a constante aprendizagem com os restantes membros da organização.