O chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou no passado dia 17 de janeiro de 2023, estar convicto de que a Alemanha não irá enfrentar uma recessão, apesar do aumento dos preços da energia e dos alimentos, inerentes à invasão russa da Ucrânia.
Capacidade de resiliência da Europa
De acordo com o líder do Governo alemão, Olaf Scholz, a Europa já demonstrou ter capacidade de reagir de uma forma positiva a uma situação muito difícil. O chanceler alemão, Olaf Scholz considera ainda que ninguém esperava que fosse possível sobreviver a uma situação na qual existisse um corte total do fornecimento de gás russo à Alemanha e à Europa, mas com resiliência e engenho a presente situação foi ultrapassada com sucesso.
Acordo com os Estados Unidos da América
Atualmente, uma das principais preocupações de Olaf Scholz prende-se com a necessidade de chegar a acordo com Washington, com o objetivo de evitar uma guerra comercial devido ao plano de subvenções norte-americano, denominado de Lei da Redução da Inflação.
O que é a Lei da Redução da Inflação?
A Lei da Redução da Inflação consiste num plano de investimentos dos Estados Unidos da América, o qual apresenta uma dotação global de 430 mil milhões de dólares, sendo que deste montante cerca de 370 mil milhões de dólares estão destinados ao desenvolvimento de tecnologias verdes. De salientar que esta lei, entrou em vigor em agosto de 2022, tendo como desígnio máximo, o de reduzir os custos para os norte-americanos, abrangendo elementos como, os investimentos no setor da energia e subsídios para veículos elétricos, baterias e projetos de energias renováveis.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.