Casas impressas em 3D?

A Logan Architecture – uma empresa de design sediada em Austin, Texas – está a testar casas impressas em 3D. Em setembro de 2021, concluiu o desenvolvimento de quatro casas de dois andares, apelidadas como “East 17th Street Residences”.

Andrew Logan, fundador da Logan Architecture, diz que a impressão em 3D oferece a liberdade de construir. Em contrapartida, há limitações quando se opta por este tipo de casas, tais como, a altura máxima da parede é de aproximadamente dois metros e meio, e fazer furos para pendurar quadros pode ser um processo confuso e demorado. 

O outro design da empresa é um projeto de realojamento dos sem-abrigo de Austin para a associação Mobile Loaves and Fishes. O design é constituído por seis casas de um quarto, com 400 metros quadrados, e foi construído num espaço de dias.

“Daqui a vinte anos poderá comprar terrenos e imprimir a sua própria casa através de uma aplicação no seu telemóvel. É o futuro”, diz Andrew Logan. 

O SQ4D foi formado por Kirk Andersen e três colegas engenheiros para testar o potencial da impressão em 3D para o setor imobiliário residencial. “Pegámos literalmente numa pequena impressora 3D de plástico e tornámo-la maior. Colocámos-lhe betão e dissemos: “É uma coisa real; podemos realmente fazê-lo! “, explicou Kirk.

Comparando os custos entre a impressão de casas e os métodos tradicionais de construção, a primeira opção custou 20 mil dólares à empresa SQ4D – que imprimiu e vendeu uma casa de três quartos -, mas que, pela segunda opção, teria custado 150 mil dólares. Outras vantagens da impressão de casas prendem-se com a rapidez de construção e ainda podem melhorar a saúde e a segurança dos trabalhadores, uma vez que esta é uma indústria que apresenta elevadas taxas de acidentes. 

Elize Lutz e Harrie Dekkers tornaram-se os primeiros inquilinos de uma casa totalmente impressa em 3D, na Europa. A casa é um bungalow em forma de rocha e situa-se na Holanda. Esta casa faz parte do Project Milestone – uma joint-venture entre autoridades municipais, a Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Vesteda (um investidor imobiliário), e Saint-Gobain Weber Beamix, fabricante especializado em betão que desenvolveu o sistema de impressão em 3D.

Autora: Inês do Peso Catalão

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img