Carga fiscal em Portugal foi das que mais cresceu na OCDE entre 2010 e 2021

Segundo os dados apresentados pela OCDE, Portugal encontra-se atualmente no seio dos países com maior carga fiscal, uma vez que o rácio de impostos relativamente ao PIB sofreu um acréscimo de 0,52 pontos percentuais em 2021, situando-se agora nos 35,77%. De salientar que este valor é superior à média da OCDE, a qual se apresentou nos 34,1% em 2021.

Revenue Statistics 2022

De acordo com os dados disponibilizados pela OCDE no âmbito do Revenue Statistics 2022, os rácios fiscais relativamente ao PIB foram objeto de um acréscimo em 24 dos 36 países da OCDE, sendo que em 11 países diminuíram e somente em um permaneceu inalterado.

Noruega e Chile

No relatório apresentado, a OCDE refere a Noruega e o Chile como os Estados membros, nos quais a carga fiscal sofreu um crescimento mais acentuado em 2021. No caso da Noruega, a carga fiscal subiu para 42,2%, enquanto no Chile ascendeu aos 22,2%. 

Espanha e México

Em 2020, os países que haviam registado um maior aumento da carga fiscal foram a Espanha e o México. Contudo, apesar do aumento da carga fiscal, o México encontrava-se em 2021, entre os membros da OCDE onde as receitas fiscais caíram mais em relação ao PIB. Os números registados pelo México mantêm o país como o Estado da OCDE com a carga fiscal global mais baixa, seguido da Colômbia.

Carga fiscal em 2021 cresceu 12,8%

De salientar que a carga fiscal dos países foi aumentando à medida que estes recuperaram das consequências económicas resultantes da pandemia por Covid-19. Em termos nominais, a carga fiscal em 2021, aumentou 12,8% comparativamente com 2020, enquanto o PIB da OCDE cresceu 10,5%. 

Aumento das receitas fiscais

Os dados apresentados pelo relatório da OCDE atribuem o aumento das receitas fiscais, à retoma do pagamento do IVA e de outros impostos sobre as sociedades, os quais haviam sido suspensos durante o período extremo da pandemia de Covid-19.

Bélgica, Noruega e França

Apesar da alta carga fiscal, os valores de Portugal ainda se encontram longe dos verificados em países como a Bélgica, a Noruega e a França, os quais se encontram acima dos 40%. A liderar a lista de países com maior carga fiscal, encontra-se de forma destacada a Dinamarca, com 46,9%.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img