A Ministra das Finanças da Bulgária, Rositsa Velkova, anunciou que o país irá adiar para 2025, a data de entrada na zona euro, já que não cumpre os critérios necessários para efetivar a referida ação, nem procedeu à aprovação da legislação imprescindível para o efeito.
Apresentação de um relatório de convergência
Rositsa Velkova, Ministra das Finanças da Bulgária, salientou que o Governo irá apresentar um relatório de convergência quando tiverem sido alterados os critérios e a lei que regula o banco central do país. Estas alterações apenas serão possíveis quando for eleito o Parlamento nas eleições a terem lugar no próximo mês de abril.
Quatro projetos de lei e cumprir o critério de inflação
A Bulgária, a qual se encontra perante uma crise política há já dois anos, terá de proceder à aprovação de quatro projetos de lei, assim como, de cumprir o critério relativo à inflação. Caso este facto aconteça em finais de junho ou julho, a entrada da Bulgária na Zona Euro será possível o mais tardar a 1 de janeiro de 2025.
Alguns elementos a alterar
Os membros da Zona Euro consideram que a Bulgária está atrasada em elementos da parte legislativa como por exemplo, na aprovação dos projetos de lei necessários, nas alterações ao código de seguros e nas medidas de combate ao branqueamento de capitais.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.