Bruxelas altera previsão do crescimento português em 2023 para 1%

De acordo com as previsões da Comissão Europeia, a economia portuguesa deverá crescer em 2023 cerca de 1%, um valor superior ao previsto anteriormente o qual apontava para um crescimento de 0,7%.

Desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto

Segundo as projeções reveladas pela Comissão Europeia, na passada segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2023, terá lugar uma desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto em 2023 para 1%, após um crescimento de 6,7% em 2022. A Comissão Europeia salienta também o bom desempenho da economia portuguesa no último trimestre de 2022, a qual continuou a crescer, mesmo perante condições globais desafiantes.

Primeiro trimestre de 2023

Para o primeiro trimestre de 2023, a Comissão Europeia prevê que as perspetivas de crescimento continuem fracas, uma vez que, tanto consumidores como empresas ainda enfrentam incertezas generalizadas quanto aos custos de energia nos meses de inverno. Já para o segundo trimestre de 2023, está prevista uma melhoria ainda que ligeira do crescimento, sendo expectável que a partir daí este apresente um comportamento ascendente.

Crescimento da economia portuguesa de 1,8% em 2024

O relatório apresentado pela Comissão Europeia apresenta não só as previsões para 2023, como também, algumas possibilidades para 2024. De acordo com as informações veiculadas pela União Europeia, a taxa de crescimento da economia portuguesa em 2024 irá situar-se nos 1,8%, sendo a mesma fortemente influenciada por uma conjuntura de procura externa mais forte, assim como, pelos preços mais favoráveis das “commodities”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img