Com a entrada em vigor do limite máximo, imposto pelo G7, ao preço do petróleo russo, o preço do barril deste produto tem diminuído, com o barril do Brent a ser transacionado a menos de 80 dólares.
Pacote de sanções à Rússia
Com o início da invasão da Ucrânia, por parte da Rússia, vários países do Ocidente decidiram impor sanções aos país liderado por Vladimir Putin, entre a retirada do sistema SWIFT dos bancos russos, limites à exportação de gás, congelamento de contas de oligarcas ou o impedimentos de entrada em vários países Ocidentais, foram vários os pacotes de sanções à Rússia, uma das últimas foi a definição de um preço máximo ao barril de petróleo que os países do G7 importa da Rússia.
Preço do petróleo desce para níveis pré-guerra
Com o início desta limitação, o preço do petróleo tem decrescido para níveis pré-guerra, com o barril do Brent ($BZ=F), que serve de referência para a Europa e também para Portugal, a atingir os 80 dólares esta terça-feira.

Como podemos ver pela imagem acima, com o início das tensões na fronteira ucraniana e a posterior escalada da guerra, com a invasão da Ucrânia, o preço do barril disparou, chegando a alcançar valores superiores a 120 dólares, agora com a entrada em vigor da limitação o preço do petróleo russo, o seu preço tem registado uma diminuição, atingindo mesmo valores inferiores aos pré-guerra.
Principais motivos que conduziram a esta descida
Os principais motivos para esta descida prendem-se com a sanção ao petróleo russo, a reunião que a OPEP teve durante o último fim de semana, em que acordaram um corte na produção global de petróleo para 2023 e ainda as incertezas que decorrem das medidas Covid-19 na China, o maior importador de petróleo do mundo.
Também o West Texas Intermediate ($WTI), que serve de referência para os Estados Unidos, tem decrescido desde a entrada em vigor do preço máximo ao petróleo importado a Moscovo, sendo transacionado na última semana a 74,42 dólares.
Autor: Mário Costa

Mário Costa, estudante do 1º ano do Mestrado em Finanças na FEP, Financial Content Writer na MeuCapital e Membro do Departamento de Corporate Finance no FEP Finance Club. É escuteiro desde os 9 anos e ao longo dos anos desenvolveu um forte interesse pela área financeira, tendo por a missão de contribuir para uma maior literacia financeira em Portugal.