Fonte da imagem: BomDia Alemanha
A multinacional alemã Bosch anunciou, no passado sábado dia 22/10/2022, a sua aposta em Portugal na área de negócio das e-bikes ou bicicletas elétricas.
Quem é a Bosch?
A Bosch é uma multinacional alemã com sede em Gerlinger, perto de Estugarda.
Fundada em 1886 por Robert Bosch , os principais produtos da empresa são componentes para os automóveis (incluindo acionamentos elétricos, componentes eletrónicas, sistemas de combustível, geradores, motores de arranque e sistemas de direção), produtos industriais (incluindo tecnologia de embalagem e bens de consumo) e produtos de construção (incluindo eletrodomésticos, ferramentas elétricas, sistemas de segurança e termotecnologia).
Com o slogan “Tecnologia para a vida”, a Bosch Portugal desenvolve e produz “Tecnologia para a Vida” com um propósito: melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Em Lisboa está situada uma subsidiária da BSH Eletrodomésticos, assim como a sede da Bosch, onde uma equipa especializada trabalha nas áreas de vendas, comercial e marketing e serviços partilhados de Recursos Humanos para toda a Europa.
Negócio das e-bikes
Assumindo um papel preponderante no que toca à mobilidade sustentável, a Bosch Portugal vai lançar em Ovar e a Braga equipas para desenvolverem processos (ainda que distintos) para este novo negócio da empresa.
Para tal, a empresa prevê a contratação de 300 trabalhadores para a equipa de produção, 30 técnicos e engenheiros e ainda 21 pessoas para investigação e desenvolvimento (I&D), que se vão focar em exclusivo à nova área.
Unidade em Ovar
A unidade de Ovar será responsável pelo desenvolvimento, industrialização e produção de Connect Devices para as eBikes, como, por exemplo, displays e remote controls, componentes cujas funcionalidades são a de gestão e controlo do equipamento.
A multinacional alemã prevê que a faturação na unidade de Ovar ultrapasse os 40 milhões de euros em 2023, valor esse que, se tudo correr bem, será duplicado nos anos seguintes.
Unidade em Braga
Já na unidade de Braga as equipas estão a trabalhar no desenvolvimento e produção da drive unit, sensores, eletrónica de gestão das baterias e outros componentes para as e-bikes.
A Bosch espera ter oito linhas de produção dedicadas às bicicletas elétricas até 2026, esperando ter de reembolsar cerca de 30 milhões já em 2023.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.