Bondalti, empresa química do Grupo José de Mello, lucrou 52 milhões em 2022

Fonte da imagem: Enkrott

A Bondalti, o maior grupo português no sector da Indústria Química e pertencente ao Grupo José de Mello, apresentou lucros de 52 milhões de euros em 2022, o que representa um aumento de 172% relativamente a 2021.

O aumento dos custos da energia e das matérias primas, parece não incomodar algumas empresas em Portugal, como é o caso da Bondalti, empresa química de energia e tratamento de águas do grupo José de Mello. 

Na apresentação dos seus resultados anuais, a empresa alcançou lucros de 52 milhões de euros, um aumento de 172% relativamente a 2021, ano onde tinha obtido lucros de 19 milhões de euros, no valor deste ano estão incluídos 5 milhões de euros de mais valias de vendas de ativos não estratégicos. 

As vendas obtidas no ano passado cresceram 34% para 595 milhões de euros, enquanto que o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 103 milhões de euros.

Segundo o CEO da empresa, João de Mello, estes bons resultados devem-se “à competitividade da Bondalti nos mercados internacionais”, sendo ainda realçada a capacidade da empresa de conseguir “navegar os tempos de turbulência que temos vivido, marcado por incrementos significativos no preço das matérias-primas e da energia.” 

Também “a consolidação dos negócios do tratamento e reciclagem de águas e o aumento de produção obtido com a nova fábrica de cloro na Cantábria (Espanha), cuja operação teve início em 2019 e que posicionou a Bondalti como o maior produtor ibérico de cloro”, podem ter contribuído para os aumentos históricos, quer na receita, quer nos lucros.

A Bondalti, que pertence ao Grupo José de Mello e é a antiga herdeira da CUF, é a maior empresa portuguesa na área da química industrial, o maior produtor ibérico de cloro, estando agora também a explorar o setor do tratamento e reciclagem de águas. Sendo que no futuro espera-se que a empresa comece a investir quer na investigação, quer no desenvolvimento de formas químicas de produzir energia limpa.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img