fbpx

Bitcoin volta a superar os 60 mil dólares

⏱️ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Esta sexta-feira, a cotação da Bitcoin voltou a superar os 60 mil dólares, com a especulação de que o regulador do mercado financeiro norte-americano irá aprovar o primeiro ETF associado a criptomoedas.

A Bitcoin verificou um aumento em mais de 8% para 62.307 dólares, segundo a Coin Metrics, atingindo o valor mais alto desde os máximos históricos registados em abril de 2021, cerca de 64 mil dólares.

A Securities and Exchange Commission (SEC), regulador do mercado financeiro norte-americano, poderá permitir que o primeiro ETF indexado à Bitcoin e outras criptomoedas seja negociado na próxima semana, um marco histórico na indústria de criptomoedas, a qual pretende há muito autorização do regulador de topo de Wall Street. 

De acordo com alguns analistas, o preço da Bitcoin está a ser afetado por estas expectativas, mas nem todas as criptomoedas foram impulsionadas por estas notícias esta sexta-feira. O Ether (ETH), a segunda maior moeda, subiu 0,5% para 3.804 dólares. No entanto, XRP e Cardano (ADA) caíram ambos cerca de 2%.

Segundo declarações de Mikkel Morch, director executivo do fundo de cobertura de activos digital ARK36, a Bitcoin poderia subir acima dos seus quase 65.000 dólares, o mais alto de sempre desde abril, mas realçou que a criptomoeda poderia subsequentemente sofrer um “recuo de curto prazo”.

O ProShares Bitcoin Strategy ETF está agendado para estrear na Bolsa de Nova Iorque na próxima terça-feira, e os especialistas acreditam que a SEC dificilmente se oporá à negociação, o que pode acontecer até à meia-noite de segunda-feira.

O lançamento do fundo marcará o fim de um ano de negociações de quase 7 mil milhões de dólares por parte da indústria de ETF para convencer a SEC a investigar e aprovar um ETF relacionado com a Bitcoin. 

Os ETFs são baseados em contratos futuros de Bitcoin que já são negociados na Chicago Mercantile Exchange.

Muitos investidores anseiam por um pure-play ETF suportado por bitcoins físicos, embora uma decisão sobre esses fundos não seja expectável nos próximos meses. Estes afirmam que o elevado “custo de rolar” (cost of rolling) em contratos futuros não irá acompanhar adequadamente o spot price da criptomoeda, e que a SEC deverá proceder à aprovação de um pure-play ETF.  

Durante os últimos dez anos a SEC argumentou que a volatilidade e a fraude no espaço criptográfico tornaram os ETFs e outros fundos semelhantes arriscados para serem aprovados. O regulador de topo de Wall Street questionou também se os ativos digitais poderiam ser protegidos de hackers e se haveria futuras emissões de validação da propriedade de moedas.

Com a negociação do ProShares ETF esta terça-feira outros provavelmente começarão rapidamente a negociar, incluindo a Invesco Bitcoin Strategy ETF, a VanEck Bitcoin Strategy ETF, a Valkyrie Bitcoin Strategy ETF e a Galaxy Bitcoin Strategy ETF.

O otimismo presente no mercado das criptomoedas contrasta com a queda abrupta da cotação da Bitcoin, consequência de uma quebra no mercado de criptografias na China após as autoridades chinesas terem alertado de que iram realizar uma fiscalização rigorosa contra atividades com criptomoedas, as quais são consideradas “ilegais” no país.

Autora: Maria Resendes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 47,478.00
$ 47,478.00
16%
ethereumEthereum
$ 3,941.09
$ 3,941.09
13.57%
binance-coinBinance Coin
$ 540.31
$ 540.31
12.71%
xrpXRP
$ 0.782373
$ 0.782373
19.78%
cardanoCardano
$ 1.36
$ 1.36
17.74%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img