• bitcoinBitcoin (BTC) $ 70,465.00 0.47%
  • ethereumEthereum (ETH) $ 3,576.61 0.04%
  • xrpXRP (XRP) $ 0.620229 0.22%
  • dogecoinDogecoin (DOGE) $ 0.219747 17.5%
  • cardanoCardano (ADA) $ 0.649021 1.38%
  • polkadotPolkadot (DOT) $ 9.53 0.61%
  • chainlinkChainlink (LINK) $ 19.57 0.75%
  • bitcoin-cashBitcoin Cash (BCH) $ 570.56 15.57%
  • uniswapUniswap (UNI) $ 12.35 1.17%
  • litecoinLitecoin (LTC) $ 95.60 1.59%
  • stellarStellar (XLM) $ 0.137846 1.23%
  • theta-tokenTheta Network (THETA) $ 2.95 3.49%

Bitcoin: como lidar com as quedas de preço do ativo?

É bem provável que já tenha lido, ou que lhe tenha despertado interesse as grandes altas e baixas do preço da criptomoeda mais famosa do mundo, o $Bitcoin. Mas o que muitas pessoas não sabem como controlar a parte psicológica e nem como gerenciar seus patrimónios, pois entram no mercado com uma grande EUFORIA de ganhar dinheiro fácil com as grandes subidas de preço repentina da moeda, esquecendo-se da volatilidade dos preços e ficam com MEDO de perder tudo com as grandes quedas indesejadas.

Todos os mercados, sejam Índices, Mercados Futuros, Ações, Commodities e Cryptos, têm algo em comum… O quê? 

São os ciclos de mercado que nos mostram que nem tudo somente sobe, como nem tudo somente cai, isto é importante para percebermos em qual fase do ciclo estamos dos nossos ativos e dessa forma podermos fortalecer o nosso psicológico e gerenciamento de risco que em muitas vezes não é nada fácil de controlar.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as fases do ciclo de mercado do $Bitcoin, que para muitos investidores é um ativo um pouco diferente dos demais no seu formato, pois por ser descentralizado são necessários mineradores para a validação das operações de pagamento. Estes recebem recompensas para fazer com que o ecossistema funcione com eficácia e segurança para os usuários, de 4 em 4 anos (cerca de 210.000 blocos de validação feita por mineradores) para encontrar a solução para interagir o novo bloco de informações com a sequência de dados existente, o blockchain. Levando ao famoso Halving tecnológico onde reduz pela metade a recompensa oferecida para os minerados. 

Entre 2009 e 2012, eram gerados 50 $Bitcoins de recompensa para os mineradores a cada bloco encontrado, que resultaram em uma geração de 7.200 novas moedas por dia. No último halving que ocorreu em 11 de maio de 2020, a emissão foi reduzida para 6,25 $Bitcoins que equivale a uma geração de 900 novas moedas por dia.

Para muitos teóricos essa é a chave do sucesso da $Bitcoin, porque quanto menos desta moeda entrar no mercado com o passar dos anos, a demanda vai crescer cada vez mais, o que poderá causar o impulsionamento do preço do ativo para altas históricas. Um exemplo disto foi o preço da $Bitcoin em 10 de maio de 2020, no valor de 8,7 mil dólares, no entanto depois no dia 10 de novembro de 2021 ocorreu um aumento de 680% aproximadamente, o que levou a que se alcança-se um novo valor histórico de 69 mil dólares em algumas Cryptocurrency Exchange. Porém “nem tudo o que brilha é ouro” nos mercados pois existe volatilidade do preço, pois quando sobe demais (Bullmarket) é esperado uma queda do preço (Bearmarket).  Para se iniciar investimentos em um ativo deverá sempre  ser começado por um estudo sobe a fase do ciclo do ativo escolhido, e por uma preparação psicológica para não entrar em pânico, já que as quedas de mercado não são acidentes, mas sim uma parte natural do ciclo. 

Uma sugestão para que estas fases se tornem mais fáceis de lidar e entender é observar o panorama do ativo escolhido a longo prazo, para poder separar o ciclo da $Bitcoin em 3 fases principais:

  1. O Halving

Quando a recompensa é reduzida pela metade, a oferta diminui e a demanda vai aumentando, pressionando o preço para novas altas.

  1. Correção

É a fase pós-halving onde a euforia acaba e o medo começa, porque o preço tende a cair significativamente. No entanto a queda do preço não é algo desastroso, mas sim um processo natural do preço. Historicamente nenhuma bearmerk da $Bitcoin ficou abaixo do topo histórico antes do halving, por isso teóricos e investidores dizem que independentemente da volatilidade que o preço do ativo tenha, a $Bitcoin sempre esteve em tendência de alta.

  1. Acumulação

É a fase em que não há grandes volatilidade do preço e tendem a ficar sempre em uma região de preço, essa fase é muito importante para criar um ambiente de segurança para a entrada de novos investidores no mercado antes do próximo ciclo de halving.

Para concluir poderão testemunhar o ciclo de alta do $Bitcoin na imagem abaixo, onde estão presentes as 3 fases principais.

O ciclo da $Bitcoin

Autor: Iago Carrão

spot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoin

Bitcoin (BTC)

$ 70,465.00
ethereum

Ethereum (ETH)

$ 3,576.61
xrp

XRP (XRP)

$ 0.620229
cardano

Cardano (ADA)

$ 0.649021

Artigos Relacionados

spot_img