Na quarta-feira, dia 14 de abril, antes da estreia pública da Coinbase ($COIN) na Nasdaq, a Bitcoin ($BTC) superou a barreira dos 64 mil dólares, tendo alcançado novamente a capitalização de mercado de 1 bilião de dólares.
Segundo um relatório do simulador de transação de criptomoedas CryptoParrott, a Bitcoin atingiu 1 bilião em apenas 12 anos, superando todas as gigantes tecnológicas. A Microsoft ($MSFT) demorou cerca de 44 anos a alcançar a valorização de 1 bilião de dólares, ou seja, 3,6 vezes mais do que a criptomoeda. A Apple ($AAPL) levou 42 anos a registar tal marca histórica, isto é, mais de três vezes o tempo da Bitcoin. A Amazon ($AMZN) demorou 24 anos, o dobro da moeda digital. Para concluir a lista de maiores empresas tecnológicas do mundo a Google ($GOOGL) levou 21 anos para alcançar este patamar – 1,75 vezes mais do que a Bitcoin.
O alcance desta marca histórica e em tempo recorde por parte da criptomoeda deve-se à aceitação como meio de pagamento e investimento por parte de grandes instituições, como a Visa ($V), a PayPal ($PYPL) e a Mastercard ($MA). Como também, ao recente interesse por parte de alguns CEOs, nomeadamente Elon Musk, CEO da Tesla ($TSLA) e ainda, à antecipação da entrada da Coinbase na bolsa .
No relatório divulgado, a CryptoParrott afirma: “Apesar das ações tecnológicas terem subido substancialmente no ano passado, nenhuma superou a performance da Bitcoin.”
“Se a Bitcoin evidenciar um crescimento sustentado e se houver uma adoção institucional crescente da criptomoeda que reduzirá a volatilidade, a capitalização de mercado pode ultrapassar alguns ativos convencionais. Este acontecimento é possível tendo em conta que a capitalização de mercado da Bitcoin superou a de outros intervenientes excecionais, como a Tesla”.
Autora: Beatriz Domingues Pereira