Após o lançamento de tokens de ações da Tesla e da Coinbase, a Binance anuncia agora o lançamento de tokens de ações da Microsoft ($MSFT), Apple ($AAPL) e MicroStrategy ($MSLR).
Os tokens de ações da Binance são representações digitais dos ativos. Cada token representa uma ação de uma determinada empresa. Um detentor de um Binance Stock Token, pode igualmente capitalizar através da venda e da compra desses tokens, tal como se fossem ativos comprados no mercado de ações.
Os Binance Stock Tokens já tinham chamado a atenção das autoridades reguladoras. A corretora tinha sido alvo de uma investigação por parte da comissão americana responsável pela regulamentação dos mercados de futuros e opções. Esta investigação foi levada a cabo devido a alegações de que a corretora tinha permitido que utilizadores americanos tivessem acesso à plataforma para negociar neste tipo de mercados.
Também várias entidades reguladoras europeias têm estado de olho nos tokens da Binance de forma a avaliar se estes cumprem com a legislação imposta para valores mobiliários. A dúvida persistirá se estes ativos serão ou não considerados como valores mobiliários.
De acordo com a BaFin, a autoridade alemã responsável por supervisão financeira, se estes tokens apresentam as mesmas características de um outros ativos que são considerados valores mobiliários, então estes devem também ser considerados como um.
Se for este o caso, segundo a BaFin, a Binance estará obrigada a lançar um Prospectus Report. Um relatório financeiro no qual uma empresa descreve os ativos que colocou à venda para os compradores.
Algumas autoridades internacionais discordam da posição da autoridade alemã pois afirmam que os os Binance Stock Tokens têm por base a stablecoin da Binance ($BUSD), e que por isso, não será necessário um Prospectus Report.
Autor: Rodrigo Pinto pinheiro