Bill Gates investe em 40 startups energéticas

Há quatro anos, Bill Gates lançou o Breakthrough Energy Ventures, um fundo um fundo que já investe e apoia em 40 empresas e startups energéticas. Eram, à data, 20 os bilionários que se juntaram na missão de tornar o mundo mais sustentável. Atualmente, já são 28 os bilionários que apostam em 40 startups que desenvolvem tecnologias de energia limpa para diferentes tipos de atividade. Entre os 28 bilionários destacam-se Jeff Bezos (Amazon), Michael Bloomberg (Bloomberg) e Jack Ma (Alibaba). 

Desde então, a iniciativa tem apoiado dezenas de startups que desenvolvem inovações de tecnologia verde, através de, por exemplo, a substituição de combustíveis fósseis por equivalentes livres de carbono. O objetivo final da iniciativa é apresentar aos consumidores novas tecnologias de emissão zero.

No início de 2021, Bill Gates, em entrevista à Forbes, afirmou: “Focamo-nos apenas em investimentos que terão um efeito substancial nas alterações climáticas”. À data, o fundo já tinha angariado mil milhões de euros para financiar startups com maior potencial.

Algumas das empresas apoiadas pelo fundo são:

Boston Metal: Aço de baixo carbono

A produção de aço é responsável por 7% de todos os gases com efeito de estufa emitidos anualmente. A Boston Metal promete eliminar todos esses gases através de um método de óxido metálico denominado eletrólise. O CEO da empresa, Tadeu Carneiro, diz que pretende usar os fundos para continuar a apostar no projeto e construir a primeira instalação industrial da Boston Metal até 2024.

Lilac Solutions: extração de lítio

Para alimentar a crescente procura de veículos elétricos é necessário lítio, componente essencial na produção das tão desejadas baterias. O atual processo de extração utiliza bastante água. Portanto, a Lilac Solutions apresenta um método alternativo, que através da troca iónica usa muito menos água, tornando a extração do lítio mais barata e rápida. A start-up de Oakland tem vários projetos na América do Sul, bem como nos Estados Unidos e pretende utilizar os fundos recolhidos no desenvolvimento desses projetos.

Arnergy: geradores solares para África

Enquanto a maioria das empresas do portfólio da Breakthrough Energy estão localizadas nos Estados Unidos, a Arnergy opera em Lagos, na Nigéria. Em Lagos, tal como em outras cidades africanas, as falhas de energia são constantes. Como tal, a empresa nigeriana aluga e vende sistemas de energia solar, isto é, aparelhos volumosos portáteis que servem essencialmente como geradores movidos a energia solar.

Entre as startups apoiadas, a QuantumScape, fabricante de baterias de lítio, destaca-se por ter sido a única a entrar no mercado bolsista através de uma SPAC, permitindo a qualquer pessoa investir e apoiar a empresa.

Autor: Henrique Gil

1 COMENTÁRIO

  1. Boas, qual a maneira mais prática e fácil de encontrar startup deste género para investir ? Existe alguma plataforma ou sites ou mesmo uma questão de pesquisar exaustivamente ?

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos Relacionados

Exit mobile version