Beta: o que é e qual a sua utilidade?

Atualmente, a informação sobre investimentos está mais acessível do que nunca. A evolução tecnológica permite aos investidores terem, à sua disposição, muitas ferramentas fornecedoras de tendências e projeções de mercado, ou até de indicadores económicos e financeiros. Vamos focar-nos num destes indicadores, o Beta de um título financeiro ou portfólio.

Para compreender este conceito, é importante perceber a sua origem. O Beta é uma componente do modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model ou Modelo de Precificação de Ativos Financeiros), que determina a taxa de retorno teórica de um determinado ativo em relação a um portfólio diversificado. Apesar de alguns pressupostos limitativos e falta de exatidão em algumas conclusões, o CAPM é útil para perceber a relação entre o risco e o retorno esperado de um possível investimento.

Neste modelo, surge um indicador específico para avaliar o risco, o Beta, que mede a volatilidade de um ativo em relação ao mercado (sendo este mercado baseado em índices abrangentes, como por exemplo, o S&P 500). Uma ação com beta superior a 1 é mais volátil do que o mercado, tendo um maior risco de investimento e de potenciais retornos maiores. Assim, valores abaixo de 1 significam que o ativo varia menos que o mercado, refletindo menos risco e menores retornos.

No entanto, apesar de oferecer uma medida quantitativa bastante útil, o Beta tem limitações. Primeiro, para calcular este valor é preciso fazer estimativas baseadas no passado, havendo possíveis margens de erro consideráveis (é impossível saber ao certo como o mercado se vai desenvolver). Em segundo lugar, este indicador varia ao longo do tempo, dificultando a decisão dos investidores que procuram avaliar a relação entre risco e retorno dos seus investimentos.

Desta forma, pode-se concluir que o beta é mais útil para avaliações de mercado no curto prazo em relação ao longo prazo. Em largos espaços de tempo, há mais fatores a considerar que podem tornar este indicador menos fiável. 

Ainda assim, o beta é um conceito importante para quem deseja investir e que se pode revelar uma ferramenta importante para analisar mercados e possíveis investimentos.

Autor: Gonçalo Cardoso

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img