Foi criado, recentemente, um projeto de energia solar cuja a finalidade é duplicar a capacidade fotovoltaica em Portugal para 1 gigawatt através da instalação de baterias da Tesla. Esta instalação requer um investimento necessário por volta dos mil milhões de euros.
Para quem não sabe, 1 gigawatt de potência elétrica são mil milhões de watts, o que equivale a cerca de 3,125 milhões de painéis fotovoltaicos. Desta forma, o Departamento de Planeamento Urbano da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no Alentejo, está a avaliar esta proposta que usará o sistema mais recente de armazenamento de energia (baterias) da Tesla.
O projeto está a ser desenvolvido pela Sunshining, do grupo portugês-espanhol Prosolia que propõe o investimento multimilionário que não só inclui um parque fotovoltaico de dimensões sem precedentes em Portugal como também uma das maiores instalações de energias renováveis em toda a Europa.
Recuando até ao início de janeiro, a REN (Redes Energéticas Nacionais) anunciou que 80 novos projetos de energia com uma capacidade total de 17 gigawatts estavam pendentes para aumentar a rede de distribuição de eletricidade nacional. Contudo, a banda larga em Portugal já se encontra limitada levando à rejeição de vários projetos.
Autor: Vicente Azevedo | Fonte

Vicente Gonçalves de Azevedo, 19 anos, natural do Porto. Estuda no 1º ano da Licenciatura de Economia na Faculdade de Economia do Porto e desde fevereiro de 2021 que trabalha para a NewCapital como Team Leader na equipa de Management.