A Google, lançou na passada segunda-feira, dia 6 de fevereiro de 2023, uma nova ferramenta de inteligência artificial, chamada de Bard, a qual tem como objetivo o de concorrer com o ChatGPT da Microsoft, cuja popularidade tem sido exponencial, mesmo tendo pouco mais de dois meses de existência.
Respostas novas e de qualidade
De acordo com as declarações do CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai, o Bard tem sido testado até há data por pessoas de confiança, sendo expectável que o mesmo seja aberto ao público em geral nas próximas semanas. O Bard terá como metodologia de funcionamento, a retirada de informações da Internet, com vista a fornecer aos seus utilizadores respostas novas e de extrema qualidade, sendo possível utilizar as mesmas quer para fins criativos, quer para desígnios meramente informativos.
Alguns utilizações possíveis do “chatbot” Bard
A Google aponta os seguintes exemplos de utilizações possíveis do “chatbot” Bard: ajudar a que uma criança de nove anos entenda o funcionamento do supertelescópio de James Webb; conhecer mais informações sobre os maiores avançados do futebol atual. Além destes exemplos a Google também aponta como outras utilizações, o planeamento de um “chá de bebé”, a comparação entre dois filmes nomeados para os Óscares, assim como, a elaboração de uma ementa em concordância com a comida presente num frigorífico.
Primeira versão será limitada
A primeira versão do Bard será limitada, de modo a promover a sua adaptação a computadores com menos capacidade, possibilitando também que a Google aumente as informações de retorno, o que lhe permitirá alcançar novas tipologias de utilizadores. Apesar de não ter sido referido diretamente pela Google, os analistas consideram que esta nova ferramenta de inteligência artificial constitui a resposta da empresa, ao ChatGPT da sua grande concorrente, a Microsoft.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.