Fonte da imagem: The Information
Um grupo de instituições financeiras dos Estados Unidos da América irá proceder ao resgate do First Republic Bank através de um depósito de 30 mil milhões de dólares, ou seja, aproximadamente 28 mil milhões de euros.
Como irá decorrer o processo?
As 11 instituições bancárias irão proceder ao depósito de três montantes diferentes no banco First Republic, o qual foi objeto de uma forte desvalorização nos últimos dias, devido à falência do Silicon Valley Bank. De salientar que as empresas que irão resgatar o First Republic terão obrigatoriamente de permanecer no banco por um período de quatro meses, ou seja, 120 dias.
Quanto irá ser depositado por cada instituição bancária?
De acordo com a CNBC, o valor dos depósitos a realizar por cada instituição bancária apresenta-se da seguinte forma: Bank of America, Wells Fargo, Citigroup e JPMorgan vão depositar cada um, cerca de cinco mil milhões de dólares; Goldman Sachs e Morgan Stanley irão realizar uma contribuição na ordem dos 2,5 mil milhões de dólares; os restantes bancos, nomeadamente o Truist, o PNC, o U.S. Bancorp, o State Street e o Bank of New York Mellon irão injetar uma quantia na ordem dos mil milhões de dólares cada um.
Confiança no First Republic Bank
Segundo o comunicado do grupo de instituições financeiras, a ação levada a cabo pelos maiores bancos dos Estados Unidos da América reflete não só a confiança no First Republic Bank e nos bancos de todas as dimensões, como também, demonstra o total comprometimento no que respeita na ajuda aos serviços dos seus clientes e respectivas comunidades.
Rating “lixo”
Na passada quarta-feira, dia 15 de março de 2023, o First Republic Bank, o qual tem sede em São Francisco, foi avaliado com o rating “lixo”, pelas agências de notação financeira Fitch e S&P.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.