Banco de Portugal alerta para situação de vulnerabilidade das empresas em 2023

O Banco de Portugal procedeu a um alerta às empresas para o impacto significativo e muito rápido que a subida das taxas de juro terá no custo de financiamento das mesmas. A pandemia contribuiu para que muitas empresas enfrentassem uma situação de maior fragilidade e apesar de algumas terem recuperado, outras não o conseguiram fazer. Contudo, o contexto atual de subida da inflação e das taxas de juro pode contribuir para um revés de toda a situação.

25% das empresas irá ter dificuldades

De acordo com os dados apresentados pelo Banco de Portugal, mais de 25% das empresas terão dificuldades em pagar os empréstimos ao banco durante o próximo ano. Para este facto irá contribuir o aumento das taxas de juro até meados de 2023, o que significará dificuldades de pagamento para as empresas e consequentemente um risco para a capacidade de serviço da dívida. De salientar que esta análise é baseada na subida das taxas Euribor para 3% em 2023.

Nem todas as empresas irão sentir as mesmas dificuldades

O Banco de Portugal revelou que nem todas as empresas irão sentir o mesmo impacto das condições financeiras. As organizações empresariais mais afetadas serão as microempresas, estimando-se que 31% estarão perante uma situação de vulnerabilidade no próximo ano. Por seu lado, as estimativas para as pequenas empresas são mais favoráveis estando numa melhor situação do que as restantes, inclusive as grandes empresas. 

Setor do alojamento e restauração

Tendo por base uma segmentação setorial, é possível através do estudo realizado pelo Banco de Portugal, concluir que o setor do alojamento e restauração será novamente o mais penalizado, prevendo-se que cerca de 42,5% das empresas enfrentarão uma situação de vulnerabilidade em 2023. 

Perante estes dados, está assim dado o mote para mais um ano, no qual a resiliência das empresas e das pessoas será colocada à prova.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img