Banco Central da Grécia prevê crescimento de 2,2%

O Banco Central da Grécia lançou esta semana previsões apontando para que o país venha a ter um crescimento do PIB em 2,2% durante este ano de 2023.

Um dos países mais pobres da UE, a Grécia poderá estar em vias de conseguir uma recuperação económica, depois de anos marcados pela crise de refugiados nas suas ilhas no Mar Egeu, a pandemia e ainda a inflação provocada pela invasão da Rússia na Ucrânia.

O Banco Central helénico, apresentou esta semana as suas previsões relativas ao panorama macroeconómico do país, as previsões apontam que o PIB da Grécia deverá crescer 2,2%, ficando acima da média europeia, mas abaixo dos 5,9% de 2022 (o segundo maior crescimento da década do país, apenas atrás de 2021, que ainda se encontrava a recuperar da pandemia), foram ainda lançadas as expectativas da instituição relativamente à inflação, onde é esperada uma taxa de inflação média de 4,4% e um excedente primário de 0,7%. No que toca à dívida pública, o organismo estima que no final de 2022 a dívida pública grega representasse 171% do PIB, de relembrar que o país tem uma das maiores dívidas públicas da UE, chegando mesmo a atingir valores de dívida pública superiores a 200% do PIB antes de 2020.

Este relatório divulgado agora pela instituição grega, apresenta ainda indícios que a economia helénica poderá recuperar para um chamado “grau de investimento”, com o registo de superávits primários de 2% do PIB a médio prazo.

O ano de 2023 vai ser marcado por um processo eleitoral na Grécia, com eleições legislativas este ano que poderão indicar uma mudança no governo. Os últimos tempos, marcados pelo acidente ferroviário e pela crescente contestação com a deterioração das condições de vida, poderá levar os eleitores a prejudicar nas urnas o atual primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que acredita que poderá voltar a liderar um governo estável depois das eleições marcadas para maio. 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img