O rumor de que a gigante de telecomunicações AT&T ($T), dona de empresas de entretenimento como a HBO, TNT, CNN e Warner Bros, está em negociações com a empresa Discovery ($DISCA) para a união de conteúdos de entretenimento, foi lançado recentemente pelo site Business Insider. Este negócio daria à AT&T uma plataforma de streaming com melhores possibilidades para competir com plataformas como a Netflix ($NFLX) e a Disney ($DIS).
Ambas as empresas recusaram comentar o que dizem ser “especulações ou rumores de mercado” aos jornalistas do Insider.
A suposta união de conteúdos das duas gigantes dos media poderá expandir de forma significativa as opções de streaming e atrair novos utilizadores. A AT&T tem uma capitalização de mercado de cerca de 230 mil milhões de dólares, enquanto a Discovery está cotada no valor de 17 mil milhões de dólares.
Desde a fusão da AT&T com a Time Warner em 2018 que a empresa reforça a ideia de que a única maneira de se poder competir com a Netflix, a Disney ou a Amazon ($AMZN) é através da união de esforços entre os concorrentes do mercado.
No ano passado, a WarnerMedia, pertencente à AT&T também desde 2018, reagiu ao encerramento das salas de cinema devido à pandemia Covid-19 alterando a sua fonte de rendimento por parte de anúncios de televisão para se focar no mercado de streaming. Com esta medida, a AT&T tem planos para se tornar a maior empresa de media através da redução de custos e com foco nos serviços de streaming da HBO Max.
A AT&T tem beneficiado de um crescimento constante da HBO Max desde o seu lançamento em 2020. Obteve quase 3 milhões de subscritores no primeiro trimestre de 2021, levando a um total de 9,7 milhões. A plataforma tem planos para expandir para fora dos Estados Unidos da América, sendo expectável estrear na América Latina no próximo mês. No total, a HBO Max e a HBO têm em conjunto cerca de 64 milhões de subscritores em todo o mundo, ainda abaixo da Netflix que conta com cerca de 208 milhões de subscritores.
Autor: André Azevedo