As competências mais procuradas pelas empresas

Durante os últimos dois anos, devido à pandemia, as empresas viram-se obrigadas a adaptar as suas estratégias e objetivos, havendo uma grande necessidade de transição digital. Além disso, os processos foram abruptamente remodelados, bem como as competências mais procuradas nos candidatos. Com isto, o mundo tem estado a sofrer diversas alterações, visto que a ligação à tecnologia é cada vez mais evidente, sendo que a maioria das organizações se encontram à procura de colaboradores que se possam adaptar a este novo modelo de trabalho.

Desta forma, apresentamos uma lista das competências mais procuradas, atualmente, pelas empresas nos candidatos:

1. Motivação em Aprender

A mentalidade de crescimento é uma das competências que mais se destaca nestes últimos anos. As empresas preferem candidatos que possuam motivação, curiosidade, vontade de saber mais e que sejam flexíveis.

2. Proatividade

Ser proativo implica sair da zona de conforto, ter capacidade analítica e pôr em prática os conhecimentos. Implica ter responsabilidade nas decisões e no planeamento, procurando alcançar os objetivos.

3. Adaptabilidade

A capacidade de se adaptar é crucial para qualquer empresa, nas mais variadas situações. Esta característica leva o trabalhador a conseguir gerir as mudanças nas diversas circunstâncias, encarando-as como aprendizagem e crescimento

4. Resolução de Problemas

Mesmo que o candidato tenha as competências técnicas, saber resolver situações problemáticas pode ser um fator decisivo na escolha durante a fase de recrutamento. Se considera ter esta característica, não hesite em destacá-la no seu currículo. Ser um problem solver é muito valorizado pelas empresas, sendo que as capacidades de análise e pensamento crítico estão inerentes a esta competência.

5. Trabalho de Equipa

O trabalho de equipa é sempre procurado pelas empresas, sendo que excluem as pessoas que pensam apenas em si próprias. Esta competência está na lista das top skills, devido à sua importância no mundo do trabalho. Trabalhar em equipa e ser solidário é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia, a eficiência e a satisfação no local de trabalho.

6. Liderança

Liderar pessoas ou equipas é tirar o melhor de cada colaborador, aumentando a sua produtividade, motivação e satisfação. Esta característica implica diversas outras, como por exemplo, a boa comunicação e as relações interpessoais. Um bom líder consegue extrair melhores resultados, fazendo um acompanhamento rigoroso das situações.

7. Boas capacidades de comunicação

A capacidade de comunicação é cada vez mais exigida pelas organizações. A forma como se partilham ideias, como se dá e recebe feedback, como se enfrenta o público, como se utiliza a linguagem corporal e a forma como se gere de conflitos são algumas das características que os recrutadores têm em conta, seja qual for a área de trabalho.

8. Atenção ao detalhe

Esta é uma qualidade bastante desejável para os recrutadores. Embora não seja importante para todas as funções, esta melhora o trabalho e a eficácia na execução das tarefas exigidas, fazendo com que os colaboradores tendem a apresentar e executar o seu trabalho da melhor forma possível.

Autor: Pedro Vicente

1 COMENTÁRIO

  1. Totalmente de acordo. Na grande maioria das entrevista em que participei e participo, presenciei as questões e cuririosidades que os RH têm nestas caraterísticas, estando eu na área das IT.
    Bom trabalho

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img