As 6 maiores preocupações da população mundial

O último “What Worries the World”, inquérito realizado pela Ipsos, revela que a Inflação continua a ser a principal de muitas preocupações, pelo quinto mês consecutivo.

A empresa de estudos de mercado publica mensalmente um relatório no qual divulga as principais preocupações da população mundial. Este inquérito é feito em 28 países e conta com dados relativos aos últimos 10 anos.

A Ipsos é, atualmente, a terceira maior empresa de estudos de mercado do mundo, atuando em 90 mercados.

No último relatório, relativo ao mês de agosto, a Ipsos revela as 6 principais preocupações globais:

1.      Inflação;

2.      Pobreza e desigualdade;

3.      Desemprego;

4.      Crime e violência;

5.      Corrupção;

6.      Covid-19.

O alarme relativo à inflação tem vindo a crescer, segundo a Ipsos, desde 2020, tendo assumido a liderança em maio deste ano. De facto, 11 países declaram o fenómeno como a principal preocupação atualmente. A inflação é a preocupação número um em países como a Argentina, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Polónia, Arábia Saudita, entre outros.

Este parece ser um problema que preocupa não só a população como os líderes mundiais, que têm vindo a tomar medidas nos últimos meses. Em Portugal, o governo anunciou esta semana um pacote de medidas de apoio à população de forma a fazer frente às dificuldades criadas pela inflação.

Após o seu auge em fevereiro de 2021, a preocupação com o Covid-19 tem vindo a decrescer, ocupando, no último inquérito, o sexto lugar.

As alterações climáticas são a sétima preocupação a nível global. Os recentes fenómenos climatéricos ocorridos em França, Espanha, Alemanha e Inglaterra causaram um grande aumento na preocupação dos respetivos habitantes no que toca a este assunto. A Austrália é o país que apresenta maiores preocupações relativamente às alterações climáticas.

O confronto militar entre países é apontado como a principal preocupação por um em cada dez indivíduos, ocupando o 12º lugar. Os países que apresentam maior preocupação relativamente a este tópico são a Polónia, a Alemanha e o Japão.

Num contexto mais geral, o estudo mostra que 2 em cada 3 pessoas (65%) acredita que o seu país está na direção errada, indicador que se tem mostrado relativamente constante no último ano. O país mais otimista é a Arábia Saudita, no qual apenas 8% pensa que o país está a caminhar na direção errada. No lado oposto está a Argentina, com 91% dos indivíduos a declarar que o país está na direção errada.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img