Após a reabertura de muitas fronteiras à volta do mundo, há quem queira matar as saudades dos céus, novamente, após receber a sua vacinação para a COVID-19. Mas qual das companhias aéreas escolher?
De acordo com o ranking anual da AirlineRatings.com, a Qatar Airways liderou a lista, sendo a principal recomendação dada pelos especialistas que desenvolveram esta classificação. Foram tidos em conta vários fatores, em que se incluíram a segurança e a inovação.
Para que uma companhia aérea possa integrar esta lista, tem de atingir “uma classificação de segurança de sete estrelas”, segundo o website. Para determinar a ordem da lista, foram também avaliadas as melhorias na experiência de voo e conforto dos passageiros, tal como o feedback de passageiros que o tenham submetido no website.
“Estamos focados na liderança e companhias aéreas inovadoras, que queiram fazer a diferença no que toca à experiência do passageiro”, disse Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com, em entrevista.
A Air New Zealand ($AIR.NZ) ocupou o segundo lugar, enquanto que a Singapore Airways ($C6L.SI) ficou com o terceiro lugar, apesar de liderar no que toca aos serviços de primeira classe.
De entre as companhias aéreas provenientes dos Estados Unidos da América, apenas a United Airlines ($UAL) foi incluída nesta lista, encontrando-se no oitavo lugar. A AirlineRatings.com atribuiu esta posição da United Airlines maioritariamente devido ao anúncio dos planos para a reintrodução de um avião supersónico, como era o Concorde, para o setor da aviação civil. Em junho deste ano, a companhia norte-americana anunciou que iria adquirir uma frota de aviões supersónicos, capazes de viajar de São Francisco a Tóquio em tempos a rondar as 6 horas.
O ranking completo é o seguinte:
- Qatar Airways
- Air New Zealand
- Singapore Airlines
- Qantas
- Emirates
- Cathay Pacific
- Virgin Atlantic
- United Airlines
- EVA Air
- British Airways
- Lufthansa
- ANA
- Finnair
- Japan Air Lines
- KLM
- Hawaiian Airlines
- Alaska Airlines
- Virgin Australia
- Delta Air Lines
- Etihad Airlines
Houve também uma lista sem ordem específica para as 10 melhores companhias low-cost, que incluiu a JetBlue ($JBLU), a Southwest ($LUV) e a Frontier ($ULCC). Esta lista teve como principal critério a segurança de voo.
Autor: Gil Neto