Fonte da imagem: RTP
O Reino da Arábia Saudita e o Irão deram mais um passo em direção à cordialidade entre os países. Segundo a agência noticiosa estatal saudita SPA, a qual cita uma declaração emitida por ambos os países em Pequim, os governos dos dois países concordaram não só em restabelecer os laços diplomáticos , como também em reabrir as embaixadas em cada um dos países após sete longos anos de hostilidades.
Ativar um acordo de cooperação ratificado em 2001
De acordo com a declaração emitida pelos dois países, estes acordaram em respeitar a soberania do Estado e em ativar um acordo de cooperação relativo à segurança o qual havia sido assinado em 2001. Segundo as informações veiculadas pela agência Reuters, o acordo entre Arábia Saudita e Irão foi anunciado depois de quatro dias de discussões em Pequim, na China, entre representantes políticos dos dois países. Além deste acordo, os dois países estabeleceram ainda a reativação de um acordo previamente estabelecido sobre comércio, economia e investimento.
Acordo para retomar relações diplomáticas e reabrir as embaixadas
O acordo estabelecido entre ambos os países prevê a retoma das relações diplomáticas e a reabertura das suas embaixadas num espaço temporal de até dois meses. Além disso, o acordo inclui ainda a garantia de respeito pela soberania dos estados, assim como, a não interferência em assuntos internos de cada governo. No comunicado realizado a respeito deste acordo, ficou ainda estabelecido que os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita e do Irão se irão encontrar posteriormente com o intuito de preparar o retorno dos embaixadores e de discutir as melhores metodologias para incrementar as relações entre os dois países.
Origem das hostilidades
As hostilidades entre ambos os países nos últimos anos, tiveram origem no facto de a Arábia Saudita ter responsabilizado o Irão por ataques com mísseis e drones às petrolíferas do país e ainda por ataques a petroleiros que se encontravam a navegar no Golfo. Todavia, o Irão sempre recusou todas as acusações. Segundo os dois países, a retoma das relações diplomáticas tem como objetivo atingir a paz e a segurança internacional e regional.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.