Aptiv: a solução para os preços altos do cobre

Tanto os preços como a procura do cobre dispararam, em parte porque mais pessoas querem carros elétricos, mas a Aptiv tem uma solução para este valores altos.

Este é um problema para as empresas que operam neste mercado. Os preços altos reduzem as suas margens, que à partida já são muito estreitas. Replicar os ganhos da venda de veículos tradicionais comercializando viaturas elétricas é, de momento, um desafio impossível. As razões são várias, e vão desde a mentalidade do consumidor à atual limitação das economias de escala na produção. 

No entanto, a recente subida no preço daquele que é um dos metais mais utilizados pelo Homem é um problema solucionável, obriga apenas a alguma criatividade. Um dos exemplos em destaque é o da Aptiv ($APTV), uma das maiores fornecedoras mundiais de peças para automóveis.

A Aptiv é líder em tecnologia verde, conectada e de segurança na sua indústria. Verde, neste contexto, é sinónimo de eletrificação veicular. Conectada, refere-se ao software que está a alterar lentamente a maneira como os consumidores “vêem” os seus carros. A Tesla (TSLA), por exemplo, usa atualizações de software over-the-air. Isto significa que os automóveis da gigante americana podem ser subitamente melhorados do dia para a noite, mesmo que já tenham sido comprados pelo consumidor há algum tempo. Muitas destas atualizações estão relacionadas com condução autônoma e segurança, o terceiro foco da Aptiv.

Tais características tornam a Aptiv num fornecedor bem posicionado, pois estas são as três grandes tendências do atual mundo automóvel.

Mas à medida que os carros ficam mais elétricos e mais parecidos com computadores, também tendem a precisar de mais fios, que são feitos de cobre. De acordo com a Aptiv, um carro tradicional, com um motor de combustão, tem cerca de 55 quilos em fios de cobre. Um elétrico precisa, em média, de mais 10 a 15 kg. Com os atuais preços do cobre, que este ano já aumentou cerca de 30%, a diferença nos custos de produção é de mais de 100 dólares por veículo.

Pode parecer insignificante, mas a Ford Motor ($F), por exemplo, ganha entre $1.000 a $2.000 em lucro operacional por carro, dependendo do ano. O aumento no preço do cobre corrói entre 5% a 10% do lucro operacional total. E estes valores não têm em consideração toda a complexidade adicional em ter mais fios no veículo.

Porém, a Aptiv encontrou uma forma de fazer EVs com menos cobre do que um carro tradicional, designada de smart vehicle arquitecture, ou SVA. Bill Presley, presidente da Aptiv Signal & Power Solutions, ilustrou o problema com quatro moedas de um cêntimo, uma de dez e um pedaço de cartão.

Os quatro pennies são as rodas, enquanto a moeda de dez cêntimos é o processador central do carro, que comunica com a parte da frente do mesmo. Quando um carro é eletrificado, as baterias (retratadas neste exemplo pelo pedaço de cartão) são colocadas no meio centro da viatura. O problema é o seguinte: ou as baterias ficam no centro ou fica o processador. Mover o último para trás das baterias ou vice-versa aumenta a distância até à dianteira do veículo. Uma distância maior é sinónimo de fios mais compridos.

O que a Aptiv fez com o SVA foi dividir a moeda de dez cêntimos, criando pequenos processadores responsáveis ​​por coisas diferentes. Em vez de cada sensor passar uma linha para o computador central, as linhas podem ir para pequenos computadores, que comunicam entre si.

A técnica reduz o uso de fios. Entre 15 a 20 kg de cobre desaparecem de um automóvel elétrico que, de outra forma, teria cerca de 65 a 70 kg.

As ações da Aptiv subiram cerca de 15% ao longo do corrente ano, melhor do que os ganhos comparáveis ​​do S&P 500 e do Dow Jones Industrial Average, refletindo assim a posição única da empresa neste tipo de mercado.

Autor: Pedro Manuelito

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