Descubra o novo serviço Apple Pay Later

Juntamente com o lançamento do novo sistema operativo IOS 16, a Apple ($AAPL) anunciou um novo serviço que consiste numa solução de pagamento “compre agora e pague depois”.

Após lançar os novos processadores com o M2 Chip, a gigante tecnológica introduziu o novo conceito da Apple Pay, serviço já existente e comunicou que os utilizadores aprovados que utilizam o método de pagamento Apple Pay poderão optar por pagar uma compra em quatro prestações ao longo de seis semanas, “sem juros ou taxas de qualquer tipo”.

Esta solução de crédito parece benéfica, uma vez que não existe pagamento de juros sobre qualquer prestação para o consumidor. Por outro lado, será ainda mais lucrativo para a tecnológica, na medida em que, na iminência de não existir juros adicionais, o desespero de consumo por parte dos utilizadores será ainda mais intenso.

Segundo a Apple, o novo serviço “Apple Pay Later” permitirá “visualizar, rastrear e reembolsar facilmente”, sendo que este processo irá ser realizado em conjunto com a empresa líder em soluções de pagamentos e tecnologia, a Mastercard.

À semelhança de empresas como a Affirm (parceira da Amazon e Stripe), Afterpay, Klarna ou PayPal, a Apple adota o serviço “compre agora e pague depois” embora este tenha sido criticado no Reino Unido, face ao uso recorrente destas soluções de crédito que provocam vários estragos nas carteiras deste tipo de consumidores. 

Segundo a Equifax, o panorama em Dezembro de 2021, estimava que 15 milhões de adultos usavam esta forma de crédito de forma abusivamente regular, o que resultou num aumento de utilizadores em quase 2 milhões de pessoas em relação ao início de 2021. 

Para o Reino Unido, este serviço consiste num grande problema, uma vez que o serviço não se encontra regulado e ao contrário do que acontece no sistema bancário, os consumidores podem ter vários créditos de curto prazo a seu encargo, o que provoca altos níveis de endividamento para as famílias.

Tal como acontece nos Estados Unidos da América, o Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor (CFPB) manifestou-se “preocupado” com a potencial acumulação de dívidas, o cumprimento das leis de proteção ao consumidor e o uso dos dados recolhidos por empresas que oferecem estes serviços. 

Desta feita, Grand View Research estima que o mercado global da solução “compre agora e pague depois” tenha representado 5.000 milhões de dólares (cerca de 4.680 milhões de euros) em 2021 e prevê que atingirá cerca de 40.000 milhões de dólares (cerca de 37.430 milhões de euros) até 2030.

Estes números podem ser facilmente ultrapassados a partir do momento em que este serviço por parte da Apple entrar em vigor, uma vez que a maioria dos bens e serviços fornecidos pela tecnológica são dispendiosos e são ferramentas importantes para o dia a dia de todos os amantes da Apple, que tanto estimam a inovação e o design da gigante norte-americana.

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