A Apple conquistou o primeiro lugar na batalha pela venda de smartphones no 4º trimestre de 2020, assumindo a liderança pela primeira vez em quatro anos graças à sua linha iPhone 12 5G.
Segundo os números do Gartner, a Apple vendeu 79,9 milhões de iPhones nos últimos três meses de 2020, um aumento de 14,9% em relação ao ano anterior, o que lhe permitiu superar os 62,1 milhões de unidades da Samsung, um recuo de 11,8%.
Atrás no ranking veio a Xiaomi, que registou um aumento de 33,9% com 43,4 milhões de smartphones vendidos, seguindo-se a Oppo, com um aumento de 12,8% e 34,4 milhões vendidos. A Huawei é a que completa os cinco primeiros, vendendo 34,3 milhões de smartphones, correspondente a um declínio de 41,1%.
As vendas globais de smartphones diminuíram 5,4% para 384,6 milhões, sendo os smartphones 5G e os dispositivos de baixa e média gama responsáveis pela suavização de um maior declínio.
Segundo o Diretor Sénior de pesquisa da Gartner, as quedas devem-se ao facto de os consumidores terem permanecido cautelosos nos seus gastos em ambiente de crise pandémica, “retendo algumas compras discricionárias”.
O perito acredita que a disponibilização de smartphones 5G de gama baixa, a preços acessíveis, fora da China, junto com o lançamento de características inovadoras, serão os “fatores decisivos” para os utilizadores renovarem os seus dispositivos em 2021.
Autora: Martina Trigo | Fonte