Recentemente, o Manchester United ($MANU), um dos clubes mais emblemáticos de Inglaterra, revelou estar a investigar alternativas estratégicas, ponderando a venda do clube.
O Daily Star veio confirmar esta recente intenção, bem como trazer um rumor que promete abalar os mercados nos próximos tempos.
A gigante tecnológica Apple tem intenção de adquirir o clube inglês Manchester United e substituir a família Glazer – que é a atual detentora do clube.
Tim Cook é apenas o mais recente de uma linha de indivíduos de alto perfil que demonstraram interesse em assumir o comando de Old Trafford. O CEO da Apple poderá entrar em conversações com bancos de forma a supervisionar esta gigantesca transação.
A proposta que está em cima da mesa é de 5,8 mil milhões de libras (aproximadamente 7 mil milhões de dólares). A família americana, dona do clube, alega que venderá a equipa ao maior licitador, apesar de inicialmente terem pretendido arrecadar perto de 10 mil milhões de dólares pelo clube.
Porque é que esta compra faria sentido para a Apple?
A Apple tem vindo a alocar um foco bastante direcionado para o futuro, salvaguardando a posição da marca. Uma prova é a aposta na construção de serviços como Apple Music e TV+ que já geram 20% da receita da empresa.
A empresa americana já não se foca só em brilhar com o seu hardware, num mercado que estará, eventualmente, perto de atingir o seu apogeu. Agora, a tendência é a indústria de serviços – que cresceu 9.4% entre 2021 e 2022.
A Apple poderá, então, estar a pensar em recuperar e rentabilizar o seu investimento através da exclusividade da transmissão dos jogos do Manchester United na Apple TV+.
Recentemente, a empresa assinou um contrato internacional de 10 anos para transmitir jogos da Major League Soccer (MLS) a partir de fevereiro de 2023 e já transmite jogos da Major League Baseball (MLB). Há também conversações sobre acordos para mostrar as partidas do NFL Sunday Ticket na TV+ também.
Finalizamos com uma questão à qual vamos atentar nos próximos tempos:
Estará o futuro da Apple ligado ao desporto-rei?

João Vigário, 21 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Católica Lisbon of Business and Economics. Apaixonado pela área das finanças, investimentos e análise de empresas. O seu primeiro passo para continuar a incentivar este gosto foi a junção à MeuCapital, onde já escreveu mais de 50 artigos.